Uma Frente Parlamentar foi lançada na Câmara dos Deputados com o objetivo de fortalecer as Zonas de Processamento e Exportação (ZPEs) no país. Composta por 218 parlamentares, liderados pelo deputado parnaíbano Florentino Neto(PT/PI), a iniciativa visa promover ações colaborativas para impulsionar a efetiva adoção das ZPEs no Brasil, a fim de estimular a economia nacional. Atualmente, apenas duas, do Piauí e Ceará, das 14 ZPEs instaladas no país estão operacionais, devido a desafios jurídicos. A Frente Parlamentar busca modernizar a legislação e fornecer apoio amplo às ZPEs existentes e em processo de instalação. Essa abordagem pretende seguir o modelo de sucesso observado em outras nações, visando ao crescimento econômico e à geração de empregos. Além de Florentino Neto, outros parlamentares, como Júlio César, também destacaram a importância da Frente para fortalecer o setor das ZPEs.

De acordo com Florentino, presidente da Frente, todas as ZPEs já criadas, as em funcionamento, as que tiveram caducidades e as que estão em fase de instalação terão amplo apoio da Frente Parlamentar. “Estamos assumindo a responsabilidade de trabalhar pela modernização, adequação e melhoria da legislação para que possamos ter no Brasil ZPEs perenes e que impulsionem a nossa economia”, destacou.

Alem de Florentino e Júlio César, os deputados piauienses Flavio Nogueira, Merlong Solano, Dr. Francisco, Jadiel Alencar e a senadora Jussara Lima também prestigiaram a solenidade de instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Zonas de Processamento e Exportação (ZPEs), que contou ainda com as presenças de parlamentares de vários estados brasileiros e do Presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), o parnaibano Mirocles Veras.