Em audiência pública na manhã desta quarta feira (17), na Assembleia Legislativa, foi discutida a precariedade dos serviços prestados pela Eletrobras no Piauí. Esteve presente o presidente nacional da companhia, Marcos Aurélio Madureira, deputados estaduais, líderes comunitários e vereadores de Teresina, que também haviam requerido uma audiência pública na câmara.
Questionado sobre as dificuldades encontradas pela Eletrobrás para garantir uma distribuição com qualidade, o presidente afirmou que elas estão sendo superadas e que a melhoria dos serviços já é percebida. O presidente disse ainda que estão sendo feitos investimentos na ordem de mais de R$ 300 milhões, a exemplo do ano passado, em áreas como qualidade da energia, atendimento e expansão do sistema.
– Não estamos encontrando muitas dificuldades. O sistema que nós tínhamos era muito ruim, quando a Eletrobras passou a fazer a gestão das empresas, particularmente no Piauí. Então, estão sendo feitos investimentos três vezes maior do que se fazia anteriormente. O que nós estamos fazendo é cumprindo um programa e a melhoria tem existido; disse Marcos Aurélio.
Além de investimentos nas partes ‘físicas’ da Eletrobrás do Piauí, o presidente também disse já haver investimentos para as áreas de gestão e operação do sistema, como comunicação por satélite, comunicação via rádio e telefone.
– Temos também um sistema de localização de equipes, para coloca-los de forma mais rápida no local do problema. Além de investimentos na capacitação de pessoal e em equipamentos” afirmou o presidente.
O requerimento da audiência foi feito pelo deputado Magalhães (PT) e baseia-se nos questionamentos levantados pela população, a partir dos apagões constantes na capital e interior. A principal queixa, além da má qualidade da energia em todo o estado, é o atendimento que primeiramente é feito para a central em Brasília para depois ser repassado para as equipes nas cidades.
– O motivo de convocar essa audiência publica é para que a Eletrobras preste uma serviço mais próximo do consumidor piauiense. Hoje, quando alguém liga para o 0800, a ligação vai cair em outro estado. Daqui que a pessoa que atenda esse telefone em outro local faça o processo de transferência, você já levou um tempo enorme esperando atendimento. A gente quer, além da melhoria na qualidade de energia, é que seja criada uma estrutura de 0800 aqui no Piauí, para que a empresa possa absorver e resolver os problemas mais rapidamente; disse o deputado.
Comunidade e municípios cobram melhorias
Líderes comunitários também estiveram presentes para dar mais um ’empurrão’ nas cobranças por melhor distribuição de energia, como no caso de moradores do bairro Saci, zona sul de Teresina. Ascânio Sávio, líder comunitário da zona sul, trouxe uma série de abaixo-assinados feitos pelos moradores nos anos de 2011 e 2012. Junto ao líder também estavam as decisões do Procon para cumprimento da Eletrobrás-Piauí. Na nota exige-se troca de fiação, reparos em transformadores e outras estruturas. Segundo o líder comunitário houveram algumas melhorias, mas o fornecimento ainda deixa a desejar.
– Viemos cobrar o cumprimento efetivo dessa decisão. Os moradores vivem reclamando de faltas de energia e outras dificuldades; disse Ascânio.
Até prefeito esteve na audiência. Vindo da cidade de Coronel José Dias, cidade com 5 mil habitantes no sul do Piauí, o prefeito Maninho, ‘o atacadista’, reclama da ausência do projeto Luz Para Todos no município. Segundo o prefeito metade da zona rural ainda não tem energia elétrica em suas casas
– A empresa estava lá, mas a Eletrobrás não aceitou o aditivo para terminar o serviço. Então a gente está com metade da população do interior sem energia ainda. Eles iniciaram a instalação, mas falta finalizar; cobra o prefeito.
Fonte: Acessepiauí