Desabrigados por conta das enchentes ainda não retornaram para casa
Entre os dias 21 e 22 de março deste ano, a cidade de Parnaíba registrou o volume recorde de 256 mm de chuvas em um período de 24 horas. Depois disso os temporais se tornaram constantes em toda a região, obrigando um grande número de pessoas a deixarem suas casas por conta dos alagamentos.
Passados mais de dois meses, o que chama atenção é que ainda exista quem não tenha conseguido retornar para casa. Ao todo sete famílias, totalizando 37 pessoas, continuam vivendo em um abrigo feito na quadra de esportes do bairro Mendonça Clark. A maioria é de moradores da Ilha Grande de Santa Isabel.
A reportagem da TV Costa Norte esteve no local e conversou com alguns alojados. A senhora Maria Iracema reclamou da falta de assistência do poder público, afirmando que o grupo chegou a receber cestas básicas entregues por meio da Prefeitura Municipal, mas depois de algum tempo os donativos deixaram de chegar.
Utilizando lençóis estendidos entre estacas de madeira, os populares construiriam moradias improvisadas (sem qualquer condição de higiene) onde vivem crianças, adultos e idosos. Já a senhora Edilene Andrade explica que não voltou pra casa devido a situação de risco de desabamento do imóvel, danificado pelos temporais.
Os abrigados continuam vivendo de doações particulares que eventualmente chegam até a quadra. Na Secretaria de Assistência Social e Cidadania uma funcionária informou que a secretária Adalgisa Moraes Souza encontra-se na capital federal Brasília em busca de recursos para a reconstrução das casas atingidas.