Desembargador Oton Mário José Lustosa Torres

O novo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Oton Mário José Lustosa Torres, tomou posse na noite desta sexta-feira, 26 de abril, em sessão solene realizada no Auditório do TJPI, com presença de diversas figuras dos meios político e jurídico, além de servidores, parentes e demais convidados.

Presentes à mesa diretora da solenidade presidida pela Desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, Presidente do TJPI, o Secretário de Justiça do Estado do Piauí, Henrique Rebêlo, representando o Governador Wilson Nunes Martins; o Deputado Estadual Ismar Marques, representando o Presidente da Assembleia Legislativa Temístocles Sampaio; o representante do Prefeito de Teresina Firmino Filho, o Secretario Luciano Nunes Filho; o Procurador Luis Fernando Ribeiro, representando o Ministério Público; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Secção PI, William Guimarães, a representante da Defensoria Pública, doutora Myrtes Maria de Freitas e Silva e o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses- AMAPI, juiz José Airton Medeiros.

A Presidente do TJPI, desembargadora Eulália Pinheiro, fez abertura da solenidade e em discurso sucinto afirmou a satisfação em receber o Desembargador Oton Lustosa como membro da Egrégia Corte, pela sua exemplar atuação e por ser um magistrado de carreira altamente competente. Em seguida foram então designados os desembargadores Edvaldo Pereira de Moura, Fernando Carvalho Mendes e José James Gomes Pereira para cortejarem o novo Desembargador à sua posse solene. Oton Lustosa foi recebido de pé e sob uma massiva salva de palmas pelos ocupantes do auditório do TJPI.

Iniciando os pronunciamentos, o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, recentemente empossado, saudou o colega magistrado: “nesta noite memorável recebemos o Desembargador Oton, grande profissional que pude conhecer quando fomos juízes do Tribunal Regional Eleitoral, que sempre admirei pelas habilidades técnicas e jurídicas e também pelo orgulho que tem de sua família, um exemplo de determinação, por vencer as dificuldades de sua época, que com toda certeza veio fazer uma justiça justa e com celeridade”.

Algumas autoridades da mesa de honra também falaram em saudação ao novo membro da corte do TJPI. O Procurador Luis Fernando Ribeiro disse estar lisonjeado em representar o Ministério Público para representar um colega dos tempos da faculdade, cuja trajetória é toda dedicada à magistratura, e o Presidente da OAB-PI William Guimarães afirmou que o Desembargador Oton preenche todos os pré-requisitos indispensáveis para a justiça, pela sua carreira extensa e exemplar, por sua capacidade técnica.

O Desembargador Oton Lustosa com o uso da palavra agradeceu a estes que o saudaram, usando a fala do Jurista Nelson Hungria em seu discurso de posse, “Corações amigos falaram ao meu coração”, e continuou os agradecimentos a todos os presentes e em especial sua esposa, filhos e demais familiares.

Ele relembrou sua trajetória, desde a infância e o difícil acesso à educação na zona rural de Parnaguá, até esta noite, onde sobe do primeiro ao segundo grau da magistratura para tomar assento na mais alta corte de justiça do Estado, e finalizou seu discurso afirmando que em meio a esse turbilhão de emoções, permanece com os pés no chão e a cabeça no lugar sempre.

Antes de a Desembargadora Eulália Pinheiro declarar encerrados os trabalhos da solenidade, o hino do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí foi cantado pelo coral Vox Justitia, regido pelo maestro Samuel Andrade. Após a cerimônia de posse, o Desembargador Oton recebeu seus convidados em coquetel servido nas dependências do novo Fórum Central de Teresina.

Fonte: TJ-PI