Em 2019, cerca de 13% das mulheres de cor preta ou parda estavam desocupadas no Piauí. Entre as mulheres de cor branca, a taxa de desocupação era de 10,2%. A informação é do estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, do IBGE. Entre os recortes de cor e sexo disponibilizados pela pesquisa, as mulheres de cor preta ou parda são as que possuem o maior indicador de desocupação.

 

Em ambos os sexos, a desocupação é maior entre as pessoas de cor preta ou parda. Entre os homens de cor branca, a taxa é de 10,5% e chega a 12% entre os homens de cor preta ou parda. Além de superar os índices entre os homens e entre mulheres de cor branca, a desocupação entre mulheres de cor preta ou parda (13%) também é maior que a taxa de desocupação geral do estado, que ficou em 12,1% em 2019.

 

Desconsiderando a cor ou raça, a pesquisa mostra que a desocupação entre as mulheres é maior do que entre os homens: enquanto 12,5% das mulheres do Piauí estavam desocupadas em 2019, a taxa entre os homens era de 11,7%. Apesar disso, o Piauí é o estado com a menor diferença na proporção de desocupados por sexo, apenas 0,7 pontos percentuais. A maior diferença é do Amazonas, onde a desocupação entre os homens era de 10,3% e entre as mulheres era de 18,7%, o que indica 8,4 pontos percentuais a mais para as pessoas do sexo feminino.

 

 

Fonte: Ascom IBGE