Dez alunos de escolas públicas do Piauí embarcaram neste domingo (19) para o exterior no período de seis meses em outros países por meio do programa Intercâmbio Estadual Estudantil do Governo do Piauí.
Uma das estudantes classificadas foi Isabela Nunes, de 15 anos, que ficou entre os 10 primeiros colocados do programa. Para ela, um dos maiores desafios será a saudade da família e ficar fluente em uma língua.
“Será um pouco difícil por conta da adaptação, aprender a cultura americana, além disso, a saudade da família pesará bastante, mas sei que esse tempo que passarei longe será por uma boa e justa causa”, contou Isabela.
Ainda de acordo com a estudante do Centro de Ensino João Henrique, no bairro Morada Nova, Zona Sul de Teresina, que ficará seis meses na cidade de Orlando, na Flórida,
os testes não foram fáceis.
“Sempre contei com ajuda da minha família. Tive que estudar bastante para poder me classificar. Sei que foi apenas o primeiro passo, mas quem quer vencer na vida tem que suar”, afirmou a jovem.
A estudante, que pretende ser engenheira civil, ficou bastante emocionada ao se despedir da família. Para Suzana Pires, mãe de Isabela, a viagem da filha é motivo de orgulho para todos. “Ficou com uma dor no coração em saber que vou passar um tempo longe da minha filha, mas ao mesmo tempo fico orgulhosa de pensar que tudo isso será para o bem dela”, relatou.
No total, 120 jovens de escolas públicas farão um semestre letivo em instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentia e Espanha, além dos EUA.
Fonte: G1 Piauí