A data oficial, considerada pelo Governo do Estado, como o Dia do Piauí, é 19 de Outubro, o que dá 186 anos, informou o presidente do Conselho Estadual de Cultura, escritor Manoel Paulo Nunes. Esta é a data em que a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil.
Manoel Paulo Nunes disse que a comemoração do Dia do Piauí se refere à adesão da Província do Piauí à causa da independência do Brasil, representada pelo grito libertário dos parnaibanos liderados pelo presidente da Câmara, João Cândido de Deus e Silva, pelo fazendeiro Simplício Dias da Silva, pelos capitães Domingos Dias da Silva e Bernardo de Freitas Caldas e pelo tenente Joaquim Timóteo de Brito.
Debate
O presidente do Conselho Estadual de Cultura disse que, antes, o Dia do Piauí era comemorado em 24 de janeiro. Esta data é uma alusão à aclamação da independência em 1823, na então capital da Província, Oeiras, pelo brigadeiro Manoel de Sousa Martins.
Outra data considerada pelos historiadores é o dia 13 de março. Em 1823, nesse dia, houve a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. Tropas portuguesas, comandadas pelo tenente-general João José da Cunha Fidié, que antes de ser enviado ao Brasil participara de várias lutas na Península Ibérica, defendendo seu país, Portugal, entraram em luta contra piauienses e cearenses que defendiam a independência, às margens do Rio Jenipapo. O 13 de março é, por sinal, a data que está na Bandeira do Piauí.
Recuo no tempo
Alguns estudiosos defendem que o Piauí tem 250 anos. Em seu livroAdesão do Piauí à Independência do Brasil , citado em blog do autor no site meionorte.com, o escritor, historiógrafo e jornalista José Fortes Filho, membro do Conselho de Administração das Nações Indígenas, do Governo do Estado, faz referência a 1758.
Nesse ano, em 29 de junho, numa Provisão das Cortes de Lisboa, sob inspiração de Joaquim José de Carvalho e Melo, o conde de Oeiras, depois Marquês de Pombal, determina que o Piauí passe a província autônoma. Aliás, a capital da Província do Piauí ganhou o nome de Oeiras em homenagem ao marquês. Antes, a capital era conhecida como Vila da Mocha. O fato é que, cerca de um mês depois da determinação de Pombal, 31 de julho, decreto das Cortes nomeia o primeiro governador da Província, João Pereira Caldas.
Vale a data oficial
Se for considerada a orientação de Pombal, porém, seria preciso recuar em mais 40 anos uma data para o Dia do Piauí. Isso porque a determinação da Provisão das Cortes de Lisboa faz referência a 1718. Naquele ano, mais precisamente em 18 de novembro, um alvará governamental retirava o Piauí da jurisdição do Maranhão. Assim, o Piauí teria 290 anos.
Porém, essas datas dizem respeito a debate inconclusivo. Enquanto isso, é considerável o ano de 1822, que dá ao Piauí 186 anos. Nossa data oficial é o dia 19 de outubro, ressaltou Manoel Paulo Nunes.
Fonte: JusBrasil