O Dia do Poeta Parnaibano, 16 de maio, deverá ser comemorado este ano em grande estilo, a exemplo do que ocorreu quando da instituição da data, através de lei municipal, que coincidiu também com a inauguração da Praça dos Poetas, em 2003, ocasião em que foi realizado o I Ciclo de Estudos da Poesia Parnaibana, com várias atividades, inclusive a  “Expo/ema de poesias” em locais da cidade como: Campi da UFPI e da Uespi, Rodoviária, Prefeitura e Câmara de Vereadores.

Este ano, além de uma programação especial do Sesc, que começa dia 15, a superintendência municipal de cultura, através de seu titular, Helder Sousa, tenciona levar os poetas locais às escolas públicas do município, para que estudantes os conheçam e também às suas produções.

“Já conversamos com o presidente da Academia Parnaibana de Letras, poeta Pádua Santos, a fim de formatarmos o projeto que poderia se chamar “conversando com o poeta”, que consiste em fazer com que eles visitem as escolas municipais naquele dia. Só depende deles”, informa Helder Sousa.

Ele disse também que pretende conversar sobre o assunto com a secretária municipal de educação, para estudarem uma forma da obra dos poetas locais serem trabalhadas, como atividade interdisciplinar.

O dia do poeta parnaibano que vinha sendo esquecido pelo Poder Público poderá, a partir de agora, constar também do calendário anual de atividades culturais  que a superintendência de cultura está elaborando, com vistas também à formatação de um plano decenal para o setor.

Fonte: Blog do B Silva