imageNa noite dessa última terça-feira (03), na primeira sessão do mês de novembro, projetos de interesse da população foram apresentados.

O Presidente da casa, vereador Gustavo Lima (PTB), propôs o Projeto de Lei de N° 4.044/2015, que prioriza o atendimento para portadores de Diabetes da Rede Municipal de Saúde. Com a Lei, os hospitais, clínicas, postos de saúde e de coleta credenciados, iram oferecer atendimento prioritário aos portadores de Diabetes Mellitus, quanto da realização de exames que precisam ser feitos em caráter de jejum total ou pós-prandial.

Gustavo explicou que as pessoas com a doença precisam fazer o exame em horário hábil para que não se tenha distorções no resultado, principalmente nos exames em jejum, pois quanto mais tempo passar do horário recomendado, maior irá ser a diferença entre o exame e o real situação do paciente, além de correr o risco de um quadro de hipoglicemia e outros danos à saúde.

O vereador Foguinho (PSL) parabenizou Gustavo Lima (PTB) pela preocupação com as pessoas que tem a doença e lembrou que tem um projeto para que se tenha a uma semana dedicada para a conscientização sobre a doença. O vereador Ricardo Veras (PTC) disse ser um projeto completo, e incentivou a divulgação dessa lei assim que ela for sancionada pela prefeitura.

Carlson Pessoa (PSB) alertou para a fiscalização das clínicas, hospitais e postos assim que a lei for aprovada, para que não se tenha desrespeito.A vereadora Fátima Carmino (PT) destacou que será um diferencial muito grande, pois as vezes se deixa de olhar algumas prioridades além de idosos, deficientes e grávidas, aumentando a qualidade de vida e saúde de todos.

O paciente deverá apresentar laudo médico comprovando que possui diabetes para poder ter direito a prioridade. A Lei foi aprovada em primeira votação e deverá ser votada novamente nessa quarta-feira.

Outro Projeto de Lei foi o de N° 4.046/2015 de autoria do vereador Renatinho da Cepisa (PRTB), que solicitou a denominação da via pública com início na Rua Manoel Nunes Correia no conjunto Jardim das Acácias, com final na Av. Pe. Raimundo José Vieira, Bairro São Judas Tadeu. Renatinho destacou cobrança constante da população pela denominação de ruas para facilitar a localização.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CMP