Alguns dias atrás, 96% dos municípios piauienses informaram ao conselho de secretarias municipais de saúde (CONSEMS-PI), que estão sem  medicamentos para tratamento de algumas doenças respiratórias, como a gripe, por exemplo. Diante dessa problemática, a população acaba recorrendo aos famosos remédios naturais que também são eficazes. 

 

O xarope natural é facilmente encontrado nos mercados públicos de Parnaíba. Conhecido também como lambedor, esse remédio caseiro pode em alguns casos ser milagroso. 

 

O Portal Costa Norte conversou com alguns feirantes que fabricam e comercializam os famosos lambedores para saber como anda a procura pelo produto. Seu Everaldo Araújo, um dos feirantes mais antigos da Feira da Caramuru, relatou que nos últimos dois meses a venda de seus xaropes naturais tem registrado alta. “A gente tem vendido bastante esse xarope que nós mesmo preparamos”, disse. 

 

Seu Everaldo trabalha há mais de 35 anos na Feira da Caramuru com a comercialização dos xaropes naturais de fabricação caseira.

Além do xarope caseiro, as frutas também são uma saída para quem está se tratando de alguma doença e precisa reforçar a imunidade, ou mesmo para quem quer evitar ser acometido por algum problema de saúde. A laranja e o limão são ótimas pedidas nesses casos. 

Além da facilidade em encontrar esse medicamento natural, seu preço também é bem acessível, não ultrapassando os R$ 15,00 o litro

As receitas dos xaropes comercializados nos mercados públicos de Parnaíba não tem mistério, e não há contraindicação com relação ao seu uso, a não ser que o paciente seja alérgico a algum ingrediente. Raimundo Ripiti, que também comercializa o medicamento, revelou alguns dos itens usados em sua fabricação. “Ele tem 19 misturas; Eucalipto, cebola branca, malva, tem gengibre, hortelã, variedade de cascas, emburana de cheiro, vick e etc., tudo natural. Todas as segundas-feiras a gente fabrica 60 unidades e graças a Deus a gente vende bastante”, explicou.