DiasO governador Wellington Dias (PT) fechou parceria com o Governo do Canadá para que os detentos das penitenciárias do Piauí cursem ou concluam o ensino fundamental e o ensino médio e possam cursar o ensino superior. As reuniões com o Governo do Canadá começaram na segunda-feira, com as presenças dos secretários de Educação, Rejane Dias,e da Justiça,Daniel Oliveira.

Os cursos serão ministrados por intermediação tecnológica e os presos que passarem no vestibular da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) ou no Exame do Ensino Médio (Enem) poderão estudar nas penitenciárias.

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, afirmou que nesta quarta-feira a comitiva do governador Wellington Dias visitará os presídios do Canadá e o sistema de educação que inclui os penitenciários. “Desembarcamos em Toronto, capital da Província de Ontario, no Canadá. Baseada em uma agenda previamente acertada com a Embaixada do Canadá, em Brasília, e com apoio fundamental da diplomacia brasileira no Canadá, nossa delegação veio prospectar negócios de grande importância para o desenvolvimento do nosso estado nas áreas de logística, inovação científica, turismo e educação. Também vamos ser recebidos por autoridades canadenses nos setores de justiça e segurança num esforço de trocarmos experiências com vistas à melhoria de serviços nessa área no Estado do Piauí. Fui muito bem recebido pelo cônsul adjunto do Consulado Geral de Toronto, Ademar Seabra Júnior. Em alguns dias, teremos um encontro com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá, que vai despertar o interesse de empresários canadenses de investirem no Piauí. Tenho ótimas expectativas sobre a viagem e acredito que teremos bons frutos para colher em um futuro próximo”, afirmou o governador Wellington Dias.

 Comitiva se reunirá com empresários canadenses

Será realizada nesta terça-feira, uma reunião da comitiva piauiense com representantes da Câmara de Comércio, empresários canadenses e investidores brasileiros sobre o potencial de investimentos do Piauí. “Após essa uma conversa inicial, o consulado vai dar seguimento e transformar esse diálogo em uma estratégia de trabalho a longo prazo para o desenvolvimento conjunto”, afirmou o cônsul adjunto geral de Toronto, Ademar Seabra Júnior.

Ademar Seabra Jr. disse que, mesmo com as incertezas causadas pela crise política, o empresário canadense tem respeito e grande interesse no Brasil. “Isso porque somos um mercado de 210 milhões de habitantes. Mesmo com a crise, temos um PIB per capita superior ao da China e uma economia diversificada. Diante da nova configuração mundial, das mudanças políticas com os Estados Unidos, há um interesse renovado dos canadenses em relação ao Brics, especialmente no Brasil, de ampliar o que já está sendo feito. Eles estão aguardando a definição do quadro político brasileiro e as perspectivas de segurança jurídica e estabilidade regulatória, para que as decisões sejam tomadas. Mas condições que podemos lidar em curto prazo. Por isso a viagem do governador foi bem concebida, pois é quando podemos definir estas estratégias”, avaliou.

“Temos chances de, aqui, concretizar duas cooperações: um modelo moderno para sistema prisional e educação; e podemos já abrir entendimentos para investimentos na Rota das Emoções. Fiquei animado com a perspectiva positiva para agendas da próxima semana em Toronto e Montreal”, avaliou Wellington Dias.

A comitiva piauiense no Canadá é formada pelo governador Wellington Dias, pelos secretários estaduais de Educação, Rejane Dias, e de Justiça, Daniel Oliveira, além do assessor de imprensa Álvaro Carneiro e dos ajudantes de ordem Ricardo Barbosa e Elton Maciel.

Fonte: Jornal Meio Norte