Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A presidente Dilma Rousseff (PT) ampliou sua vantagem nas intenções de voto estimuladas em 5,63% atingindo 65,52% das manifestações de voto dos eleitores do Piauí para sua reeleição, segundo pesquisa feita pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, nos dias 9 a 12 de maio em todas as microrregiões.

Na penúltima pesquisa de intenções de voto estimuladas feita pelo Instituto Amostragem para o Sistema Integrado de Comunicação, realizada entre os dias 11 a 15 de abril, Dilma Rousseff tinha 59,89% das intenções de voto estimuladas.

Na atual pesquisa, o Aécio Neves, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, obteve 11,08% das intenções de voto estimuladas contra os 13,46% das intenções de voto conquistados na pesquisa dos dias 11 a 15 de abril, o que representa uma queda de 2,38%.

Na pesquisa dos dias 9 a 12 de maio, o pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, obteve 10,47% das intenções de voto estimuladas, 2,11% a menos do que o percentual obtido na pesquisa de abril, quando obteve 12,58% das intenções de voto estimuladas.

Além de Dilma Rousseff, foi o pré-candidato do PSOL à Presidência da República, Randolfe Rodrigues , que também cresceu. Na pesquisa de maio, Randolfe Rodrigues obteve 1,32% das intenções de voto estimuladas, um crescimento de 0,35% em relação à pesquisa de abril, quando tinha 0,97% das intenções de voto estimuladas.

Na atual pesquisa, os eleitores que afirmaram não saber ou querer opinar representam 5,89% e os eleitores que querem votar nulo são 5,72%.

O Instituto Amostragem entrevistou 1.137 eleitores em 45 municípios com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral nos seguintes municípios pesquisados:

Baixo Parnaíba Piauiense (Piripiri, Miguel Alves, Esperantina, Barras); Litoral Piauiense

(Parnaíba, Cocal, São João da Fronteira); Teresina (Teresina, Demerval Lobão, José de Freitas);

Campo Maior (São Miguel do Tapuio, Campo Maior, Assunção do Piauí, Pedro II); Médio Parnaíba

Piauiense (Amarante, Arraial, Água Branca); Valença do Piauí (Aroazes, Inhuma, Valença do Piauí);

Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí); Bertolínia (Marcos Parente, Colônia do Gurguéia); Floriano

(Pavussú, Floriano); Alto Médio Gurguéia (Santa Luz, Bom Jesus); São Raimundo Nonato (São

Raimundo Nonato, Dom Inocêncio, Canto do Buriti, Guaribas); Chapadas do Extremo Sul Piauiense

(Parnaguá, Corrente); Picos (Geminiano, Ipiranga do Piauí, Oeiras, Picos); Pio IX (Pio IX); Alto Médio

Canindé (São João do Piauí, Paulistana, Nova Santa Rita, Jacobina do Piauí, Patos do Piauí, Jaicós,

Caldeirão Grande do Piauí).

O questionário foi estruturado com perguntas abertas e fechadas.

O presidente do Instituto Amostragem, estatístico e professor universitário João Batista Teles, afirmou que o levantamento dos dados da pesquisa ocorreu no período de 9 a 12 de maio por uma equipe formada por pesquisadores e supervisores treinados para este tipo de trabalho.

Segundo ele, a margem de erro da pesquisa é de até 2,85% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) -BR, sob o protocolo Nº BR 00112/2014, no dia 8 de maio de 2014.

Dilma Rousseff tem 42,57% das intenções de voto espontâneas para a reeleição

A presidente Dilma Rousseff (PT) tem 42,57% das intenções de voto espontâneas (quando o entrevistador não apresenta nomes dos candidatos ou pré-candidatos), segundo a pesquisa do Instituto Amostragem para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, realizada nos dias 9 a 12 de maio.

Em segundo lugar vem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 6,60% das intenções de voto espontâneas.

Em terceiro lugar vem Aécio Neves com 4,05% das intenções de voto espontâneas e Eduardo Campos tem 3,52% das intenções de voto espontâneas.

Randolfe Rodrigues tem 0,09% das intenções de voto espontânea dos piauienses.

A pré-candidata a vice-presidente da República pelo PSB, Marina Silva, tem 2,48% das intenções de voto espontâneas para presidente.

Personalidades como o ex-governador de São Paulo José Serra; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, Wellington Dias, José Filho, o deputado federal Bolsonaro e o apresentador da Rede Meio Norte Beto Rêgo foram citados espontaneamente para a Presidência da República, mas pontuaram com menos de 1%.

Dilma tem percentuais de intenções de voto distribuídas em todos os segmentos da sociedade

A presidente Dilma Rousseff tem intenções de voto estimuladas em todos os segmentos sociais. Tem um pico de 76,69% entre os eleitores analfabetos, fica nesta casa entre os que têm ensino médio e ensino fundamental e tem 36,84% dos eleitores que têm curso superior completo.

Aécio Neves tem seu maior pico de intenções de voto estimuladas entre os eleitores piauienses com curso superior incompleto, com 24,29%, e Eduardo Campos tem pico em 21,93% das intenções de voto estimuladas entre os eleitores com ensino superior completo.

Randolfe Rodrigues tem sua melhor posição entre os eleitores com ensino médio incompleto e completo, em 1,51%.

Dilma tem 64,71% das intenções de voto entre os homens e 66,27% entre as mulheres. Aécio Neves tem 12,68% entre os homens e 9,61% entre as mulheres. Eduardo Campos tem 11,95% entre os homens e 9,11% entre as mulheres e Randolfe Rodrigues tem 1,84% entre os homens e 0,84% entre as mulheres.

Dilma Rousseff tem o maior apoio entre os jovens de 16 e 17 anos (83,87%) e entre os eleitores de 25 a 34 anos (69,19%). Aécio Neves tem a melhor performance entre os eleitores de 45 a 59 anos (13,69%), Eduardo Campos está melhor entre os jovens de 18 a 24 anos (13,54%) e Randolfe Rodrigues tem seu maior pico entre os jovens com 16 e 17 anos (1,84%).

Dilma Rousseff está melhor entre os eleitores com renda até R$ 724,00, com 78,26%; Aécio Neves (com 32,26%), Eduardo Campos (25,81%) e Randolfe Rodrigues (com 6,45%%) têm suas melhores performances entre os eleitores com renda mensal superior a R$ 7.240,00.

Dilma Roussef está melhor entre os eleitores da microrregião de Pio IX (95,45%) e na microrregião de Teresina ficou com 58,33%). Aécio Neves está em seu pico na microrregião de Alto Parnaíba Piauiense (26,67%); em Teresina está com 13,99%; Eduardo Campos está melhor na microrregião de Bertolínia com 18,75%, onde Randolfe Rodrigues está melhor com 6,25% das intenções de voto estimuladas. Na microrregião de Teresina Campos tem 10,71% das intenções de voto e Randolfe Rodrigues tem 1,49%.

Fonte: Meio Norte