Foto: Tacyane Machado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registrou, até o momento, 5.692 notificações de dengue no Piauí, onde aponta que o município de Parnaíba vem com segundo maior número, com 499 casos notificados.

De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica do município de Parnaíba, Karliane Uchôa, todo caso suspeito, onde a pessoa apresenta os sintomas da doença, é feita uma notificação e partir disso, uma investigação epidemiológica para confirmar se a enfermidade se tratava de um paciente com dengue.
Após o resultado da investigação, o paciente entrará na lista de pacientes confirmados ou descartados. “Nós temos confirmados atualmente dessas 499 pessoas, 139 casos e descartados, tratam-se de 195 casos, e em aberto, pois temos o prazo de 60 dias para fechar o resultado, são 165 casos”.

A diretora afirmou que é realidade de que Parnaíba é segundo lugar em casos notificados de Dengue, mas, segundo ela, isso demonstra que os profissionais estão atentos para o problema. Ela afirmou que há aspectos positivos, entre eles, que os profissionais podem combater o foco do mosquito com mais facilidade diante de um mapeamento de casos. “É a partir da notificação que as ações vão tomar rumo”.

Dengue

A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos.

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite.

Os transmissores de dengue, principalmente oAëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).