Foto: Tacyane Machado

No próximo sábado (30/08), acontecerá em toda a cidade de Parnaíba, a aplicação da dose de vacina antirrábica em cães e gatos. Mais de vinte e um mil animais devem receber a vacina que previne contra a raiva.

Conforme informação dada pelo Diretor de Vigilância Ambiental do município de Parnaíba, Mário Lúcio Marinho, o “Dia D” de vacinação contra a Raiva terá início no sábado por volta das 8h e seguirá até as 17h nos postos de atendimentos, que segundo ele, serão os mesmos de anos anteriores.
No final do dia, quem não tiver levado seu animal para receber a dose de vacina, tem como opção levar o cão ou gato no Centro de Zoonoses, localizado no Bairro Catanduvas.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, inclusive os que já tomaram a vacina em anos anteriores.

Raiva

A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, desde 1981 não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.

Recomendações para o dia da vacinação

• Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais ariscos.

• Gatos são naturalmente mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, a fim de evitar fugas ou acidentes.

• Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.