Dois mil metros de redes de pesca são apreendidos no início da operação Piracema no norte do Piauí
A Operação Piracema está em uma primeira etapa no rio Parnaíba, na região norte do Piauí e segue até sábado (07/12), com o objetivo de combater a pesca predatória e irregular durante o período de reprodução dos peixes. No primeiro dia da ação, que foi na segunda-feira (02/12), cerca de dois mil metros de redes de pesca foram apreendidos pelas equipes de fiscalização.
A operação está sendo realizada por agentes da Polícia Ambiental e auditores fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), que estão concentrando os trabalhos no rio Parnaíba e seus afluentes.
Durante o período do defeso, que vai até 16 de março de 2025, a pesca é restrita para proteger os estoques pesqueiros e garantir a sustentabilidade ambiental. Os equipamentos permitidos para os pescadores neste período incluem linha de mão, vara, anzol, caniço com molinete e caniço simples.
A SEMARH está investigando a origem das redes de pesca apreendidas e que os responsáveis poderão ser punidos com multas e, em casos mais graves, até prisão por crime ambiental. A Operação Piracema reforça o compromisso do estado em proteger os recursos naturais e garantir o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.
Fotos: SEMARH