A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), a Operação “Lucro Sujo”, no bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba. A ação, realizada pela Polícia Civil e Polícia Militar, tinha como foco o combate a crimes de maus-tratos contra animais domésticos.
Durante a operação, foi identificado e desarticulado um canil clandestino. O local funcionava sem alvará, sem licenças sanitárias e sem a supervisão de um médico-veterinário responsável, e não apresentava condições mínimas de higiene ou estrutura adequada.

Doze cães das raças Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia) e Pinscher foram resgatados. Os animais eram mantidos em gaiolas, em condições degradantes, sem higiene adequada e em situação de sofrimento. Um deles estava gravemente doente e muitos não tinham comprovantes de vacinação. Alguns apresentavam sinais de desnutrição e desidratação.
Dois suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes e responderão pelo crime de maus-tratos. Eles alegaram que o local funcionava como um “condomínio de animais”, onde cada pessoa seria dona de um cão, mas a polícia constatou a ilegalidade da operação.
Os cães resgatados foram encaminhados com o apoio do grupo Adota PHB e passarão por exames médicos. Eles ficarão em lares provisórios até serem adotados definitivamente. O caso segue sob investigação.