A população da Região de Parnaíba se prepara para receber o mais novo empreendimento que promete marcar a paisagem e desenvolvimento local. O Dunas Shopping, será entregue com mais de um ano de antecedência e tem previsão de inauguração para dezembro deste ano.
O modelo de produção mais próximo de um modelo industrial em série foi o que permitiu o aligeiramento da obra que deveria ser entregue apenas em janeiro de 2016.
O engenheiro da obra, Raimundo Mendes, quem projetou o modelo arrojado de produção, fala que sua parte está sendo feita para dar celeridade ao processo de desenvolvimento local, agora é o momento de os empresários locais apressarem-se para pensar nos projetos individuais das lojas.
“Agora é o momento de pensar este projeto, os proprietários devem correr para ter um bom projeto. Em setembro os donos das lojas já poderão começar suas construções”, alerta Raimundo.
O engenheiro conta que uma dentre outras vantagens do empreendimento em Parnaíba é que o imóvel será um investimento, pois será propriedade do empresário e não alugado.
O Dunas Shopping terá quase 19 mil metros quadrados, sendo 12 mil me-tros quadrados para as lojas e 7 mil de área comum, ou seja, espaços de lazer, convivência e descanso daqueles que por ali passarem.
Contando com 200 lojas, até o momento já foram 40 vendidas. Internamento, os usuários poderão usufruir de agências bancárias, praça de alimentação e três cinemas.
Para o prefeito do município, Florentino Neto, o empreendimento significará para a região desenvolvimento, emprego e renda para a população. Além disso, Florentino lembra que o Shopping terá importância no que diz respeito a abertura de possibilidades de cultura e lazer.
De acordo com o engenheiro da obra, Raimundo Mendes, durante a construção do prédio foram levados em conta modos de respeitar a paisagem local e não agredir o meio ambiente. Com arquitetura moderna, o prédio mantém um telhado com aerodinâmica que permitirá uma refrigeração natural do ambiente.
Para Raimundo, foi projetado um modelo que pudesse dialogar coma realidade local que já é agradável e natural.
“Procuramos não agredir o meio ambiente nem visualmente, nem fisicamente e ter pouco consumo de refrigeração. O modelo do telhado segue o desenho da própria paisagem sugerida pelas dunas do local”, diz.
Estuda-se também a possibilidade de fazer uso das energias eólica e solar. Por conta da escolha desta arquitetura, hoje, estima-se que os gastos com energia elétrica atinjam um montante de 200 mil reais por mês.
O que equivale dizer que cada proprietário poderá economizar pelo menos mil reais por mês, no tocante à energia. E não é apenas com refrigeração que os custos serão economizados, mas também com a iluminação.
O sistema de aproveitamento da energia solar, água e ventilação do Dunas Shopping foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura paulista, Hochheimer Imperatori – responsável por projetos arquitetônicos de importantes obras em todo o país.
O diretor do shopping, Cláudio Pacheco, conta que o prédio possui estação de tratamento de esgoto própria com reaproveitamento da água para irrigação de seu paisagismo.
Segundo ele, a cobertura do shopping foi pensada para receber o máximo de iluminação externa e ventilação e o seu desenho produz uma exaustão induzida do ar quente.
Os corredores principais têm cobertura translúcida. Pacheco destaca ainda que o projeto de paisagismo busca minimizar o calor para diminuir drasticamente o consumo de energia, água e poluição, minimizando assim o impacto ao meio ambiente e os custos para os lojistas, tornando-os muito mais competitivos, diz ele.
Localização privilegiada
Localizado em BR de passagem para as praias do litoral piauiense, o Dunas Shopping goza de uma privilegiada propaganda permanente.
“É local onde as pessoas que vão a Luís Correia, por exemplo, são obrigadas a passar. Trata-se de um local com bastante movimentação, garantindo visitação contínua. É fantástico porque todo mundo vai saber e vai querer visitar”, diz Raimundo Mendes.
Raimundo Mendes conta também que o Dunas se localiza a 10 minutos de qualquer local da zona urbana de Parnaíba. Além disso, ele lembra que atualmente há um movimento para que a cidade cresça para aquela região, pois já se observa um número cada vez maior de residências e outras construções no local.
Atualmente são 154 operários trabalhando com agilidade para que a obra seja finalizada com qualidade e segurança. Cada uma das lojas terá cerca de 32 metros quadrados, para algumas delas falta apenas o acabamento. O empreendimento também irá contar com estacionamento para cerca de 400 veículos.
Fonte: meionorte.com