Após expectativa positiva por conta da intensa campanha dos candidatos ao Conselho Tutelar de Parnaíba, a eleição foi cancelada. Na manhã de domingo (06/10), muitas pessoas foram às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares, que são pessoas que agem quando há ameaças ou violação dos direitos de crianças e adolescentes.  Os conselheiros são escolhidos pelos próprios cidadãos aptos a votar.

Nesta eleição muitos eleitores não encontraram seus nomes nas seções citadas, além de encontrarem locais de votação fechados, ou faltando membro da mesa receptora. Após desistências dos eleitores, foi descoberto que havia seções trocadas, ou seja em escolas diferentes das que foram divulgadas.

Diante da conturbada e improdutiva situação, a eleição para os membros do Conselho Tutelar foi cancelada, após reivindicação de candidatos junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), tendo como nova data o domingo (20/10). A situação desorganizada teria reflexos profundos no resultados das eleições e não representaria a vontade popular.

Segundo Ana Lúcia Lima, presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente de Parnaíba, estão concorrendo ao cargo de Conselheiro Tutelar 24 pessoas e esse ano houve muita divulgação, o que resultou em grande procura dos eleitores. Todos que estão em dia com a Justiça Eleitoral podem votar e é muito importante que escolham os conselheiros, que são pessoas que vão atuar em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Leve  Carteira de Identidade e Título de Eleitor.

Por Daniel Santos