A cidade de Parnaíba terá um total de 102.064 eleitores aptos a votar no pleito do próximo mês de outubro, segundo informou a Justiça Eleitoral. O número representa um aumento de 3.728 votantes com relação ao total de inscritos para participar das últimas eleições, no ano de 2016, quando se foi às urnas para escolher prefeito e vereadores.
O acréscimo no eleitorado parnaibano é ainda maior se levado em consideração as eleições de 2014, ocasião em que foram escolhidos presidente da república, senador, governador, deputado federal e deputado estadual, tal qual acontecerá novamente este ano. Neste caso, serão 9.700 votantes a mais do que os 92.364 que estavam inscritos há quatro anos.
Dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam ainda que somente 50 eleitores não estão habilitados para identificação biométrica. Outros cinco buscaram a mudança de seus títulos para o uso de nome social. Já os portadores de deficiência somam 458 votantes, que terão ao seu dispor sessões com a acessibilidade necessária.
As mulheres continuam sendo a maioria do eleitorado, totalizando 53,3%, contra 46,7% de homens. A maior parte dos que votam em Parnaíba declarou o estado civil “solteiro”. Com relação a faixa etária, a maioria possui entre 30 e 34 anos. O levantamento mostra ainda que, no que tange ao grau de escolaridade, 5.279 eleitores declararam analfabetismo.