O prazo para o recadastramento biométrico encerrou nessa segunda-feira (31). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, quem não fez o procedimento poderá ter o titulo cancelado, caso não compareça até o dia 7 de maio a um cartório eleitoral para regularizar sua situação. Neste dia, também encerra o prazo para pedir a transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma seção eleitoral especial nas Eleições Gerais de 2014. O eleitor que não fizer nenhum destes procedimentos não poderá voltar no pleito deste ano.
O analista judiciário Félix Valois explica que a revisão eleitoral pode ser feito de hoje até o dia 7 de maio e não é necessário o pagamento de taxas. “A Justiça Eleitoral deu um prazo até o dia 7 de maio para o eleitor resolver todas as pendências do título, inclusive o recadastramento. Esse serviço não será feito mais nos postos, mas sim no cartório eleitoral que consta no próprio título do eleitor”, informa Félix.
Nessa segunda-feira (31), último dia de recadastramento, houve muita confusão entre os eleitores que estavam na fila da Central Atendimento montada pelo Tribunal Regional Eleitoral. O autônomo Agliberto Vieira reclamou da falta de orientação. “Cheguei aqui pela manhã e até essa hora da tarde nunca fui atendido, nem se quer almocei. Não tem ninguém para nos orientar sobre a fila”, disse.
A cozinheira Fabiana Araújo disse que deixou para fazer o recadastramento na última hora porque estava viajando. “Perdi o prazo porque estava viajando e só deu para vir no último dia. Não esperava toda essa fila”, revelou.
Em Teresina, 531.322 eleitores devem realizar a biometria. De acordo com o auxiliar de biometria Waldeck Moraes, até o sábado (29) 437 mil eleitores já haviam feito o recadastramento e pelo menos 90 mil ainda devem fazer o procedimento na capital.
No Piauí, o Tribunal Regional Eleitoral selecionou oito cidades para serem submetidas ao recadastramento biométrico entre elas Teresina, Parnaíba, Luís Correia, José de Freitas, Oeiras, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Nazária. A meta é recadastrar 30,98% do eleitorado piauiense, totalizando 732.693 eleitores.
Fonte: G1/PI