Sede da empresa em Parnaíba. (Foto: Divulgação)

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Procuradoria Geral de Justiça do Piauí vai divulgar no dia 15 de março o Cadastro das Empresas com Mais Reclamações dos Consumidores de 2012. O lançamento do cadastro será feita pelo coordenador do Procon no Piauí, promotor Cleandro Alves de Moura.

Segundo o ranking que será divulgado pelo Procon, a Eletrobras é a campeã de reclamações dos consumidores no Piauí. Em 2012, o Procon registrou 185 reclamações contra a distribuidora de energia Eletrobras, 3,76% do total.

Em 2011, a Eletrobras recebeu 408 reclamações, 6,86% do total, ficando em primeiro lugar entre as empresas que mais receberam queixas dos consumidores. Neste ano, Eletrobras continua campeã nas reclamações. São 85, de 1º de janeiro a 27 de fevereiro deste ano, o que representa 11,13% do total.

As companhias de telefonia móvel e fixa estão entre os primeiros lugares entre as que mais recebem reclamações dos consumidores. Em 2012, a empresa de telefonia móvel TIM ocupou o segundo lugar entre as empresas que mais receberam reclamações, com 165, que representam 3,35% do total.

Em terceiro lugar ficou a empresa de telefonia móvel, com 135 reclamações, com 2,74% do total. O quarto lugar ficou a a Agespísa (Águas e Esgotos do Piauí), com 117 reclamações, mesmo número de reclamações da Telemar Norte Leste.

Quem ficou em quinto lugar foi a rede Lojas Insinuante, com 111 reclamações. O sexto lugar é da Digibras Indústria do Brasil, com 104 reclamações.

O sétimo lugar ficou com a rede de lojas Pinto, com 76 reclamações; no oitavo lugar está o Banco Itaucard, com 72 reclamações; o nono lugar é ocupado pela rede de supermercados Bom Preço, com 65 reclamações. O Banco do Brasil (BB) está em décimo lugar com 63 reclamações, empatado com o Hipercard Banco Múltiplo.

A campeã de reclamações diz que um conjunto de obras previstas para 2013 e 2014 solucionará os problemas que a colocaram no topo  do ranking. O diretor de Operação da Eletrobras Distribuição Piauí, Marcelino Machado, e assistentes de várias diretorias da empresa se reuniram com representantes da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, na sede da concessionária, na tarde da última sexta-feira (22).

Fonte: Meio Norte e Ascom Eletrobrás