Sede da Eletrobrás em Parnaíba (Foto: Divulgação)

Após deixar 10 municípios da região do litoral do Piauí sem energia por 16 horas a Eletrobrás Distribuição Piauí divulgou nota na noite desta quinta-feira (2) para esclarecer os motivos da suspensão do fornecimento de energia elétrica no litoral e outros municípios do Norte do Piauí e a cidade de São Bernardo, no Maranhão. A cadeia de isoladores foi danificada, por motivo não informado, em trecho de difícil acesso para as equipes de manutenção. Por conta disso, aulas chegaram a ser suspensas e o serviço de telefonia móvel ficou inacessível. Hospitais, bancos, casas lotéricas, quase tudo parou na região atingida pelo blecaute.

Segundo a assessoria da Eletrobrás o problema foi detectado no quilômetro 125 da linha de transmissão de 138 kV, que vai de Piripiri aos Tabuleiros Litorâneos. Equipes de Parnaíba, Piripiri e Teresina foram deslocadas para percorrer a linha até a localização do problema. De 0h às 15h45, dez municípios ficaram sem energia. As cidades atingidas foram: Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes,  Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves e Bom Princípio, além de São Bernardo/MA.

A rede Globo de Televisão está em Parnaíba com uma grande equipe fazendo gravações da próxima novela das sete, “Marias do Lar” e sofreram com a falta de energia.

Veja a nota da Eletrobrás Distribuição Piauí

A Eletrobras Distribuição Piauí vem a publico informar que a interrupção no fornecimento de energia que atingiu as cidades de Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes,  Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves e Bom Princípio, no Estado do Piauí e a cidade de São Bernardo, no estado do Maranhão, das 00h00 às 15h45 de hoje, dia 02.02.2012, foi motivada por uma avaria de difícil percepção no KM 125, em local inacessível aos veículos das equipes de manutenção da linha de transmissão de 138 kV, que interliga a subestação da Chesf, em Piripiri à subestação da Eletrobras Distribuição Piauí, em Tabuleiros Litorâneos.

Esclarece, ainda, que imediatamente mobilizou suas equipes de manutenção que se deslocaram de Parnaíba, Piripiri e Teresina para localização e correção do defeito.

Ao tempo em que pede desculpas pelos transtornos causados às populações das cidades atingidas, a Eletrobras Distribuição Piauí informa está executando um amplo conjunto de obras para melhoria no sistema elétrico da região norte do estado, onde destacamos a duplicação do circuito em 138 kV de Piripiri para Parnaíba, com uma extensão de 141 quilômetros e previsão de conclusão no mês de junho do ano em curso.

A conclusão dessas obras além de possibilitar a melhoria da qualidade de energia ampliará os recursos operacionais para o Sistema norte do estado.