A Copa do Mundo e as férias escolares chegaram, sendo comum a prática de uma brincadeira muito tradicional entre as crianças e adolescentes, que é a de empinar pipas. Mas deve se ter alguns cuidados para brincar com segurança e evitar possíveis acidentes envolvendo a rede elétrica.
O engenheiro de Segurança da Eletrobras Piauí, Edilson Uchoa, recomenda que as crianças evitem soltar pipas na proximidade da rede elétrica “Deve-se ter muita atenção e cuidado para não tomar um choque elétrico quando se tenta subir na rede para pegar a pipa presa nos fios energizados”, informou.
Outra dica importante é quanto ao uso do cerol. “O cerol (mistura geralmente de cola com vidro em pó ou finos de metais) é um potencial condutor de energia e, se a linha pegar na rede elétrica, a pessoa que está empinando a pipa pode morrer eletrocutada. Além disso, o cerol pode cortar a rede elétrica e provocar acidentes graves”, alertou Uchoa.
De acordo com o setor de plantão da Eletrobras Piauí, nessa época a prática de soltar pipas pode deixar os consumidores sem energia. No dia 13 de maio deste ano, no cruzamento das ruas Eurípedes de Aguiar com Avenida Pedro Freitas, uma pipa (papagaio) se enroscou na rede de alta tensão, provocou curto-circuito e o rompimento de três cabos condutores de alta tensão. Isso fez com que equipamentos de proteção da subestação da CHESF, na Tabuleta, atuassem, desligando o alimentador que atende aos consumidores situados em parte da zona sul de Teresina.
Esses desligamentos podem provocar prejuízos aos consumidores, como queima de equipamentos elétricos nas residências e comércios.
Para uma maior segurança da prática da brincadeira, o Corpo de Bombeiros dá algumas dicas:
Nunca solte pipa perto de antenas, postes e fios elétricos. Prefira locais abertos como parques ou campos. Não brinque de soltar pipa em dias de chuva, pois é muito perigoso devido aos raios. Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas e não faça pipas com papel laminado, porque o risco de choque elétrico é grande. Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias, pois, na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola. Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la, principalmente utilizando canos, vergalhões ou bambus. É melhor fazer outra.
A Eletrobras Piauí alerta: soltar pipas próximo à rede elétrica é perigoso.
Fonte: Eletrobras