A Equatorial Energia que adquiriu a Companhia Energética do Piauí (Cepisa) em leilão, em 26 de julho desse ano, deverá assumir a empresa nos próximos 90 dias.

Anteriormente, o prazo final para empresa operar no Piauí seria até o final de setembro, mas os acionistas da Eletrobras, em assembleia extraordinária, decidiram prorrogar até outubro para a empresa seguir como responsável pela operação da Cepisa.

eletrobraspi

A decisão vale também para os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Rondônia e Roraima, que também terão subsidiárias leiloadas, e, portanto, as empresas que vencerem o certame devem assumir até 31 de dezembro desse ano. O leilão dessas distribuidoras está marcado para o dia 30 de agosto.

Com a decisão da assembleia, o governo entende que a hipótese de liquidação das distribuidoras – uma das possibilidades em debate na estatal – esta afastada. A medida visa dar tempo ao governo para finalizar o processo de privatização das subsidiárias.

Aprovada no início de julho, a medida provisória que autoriza a privatização aguarda apreciação do Senado.

Na semana passada, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Félix, disse que o governo trabalha com a perspectiva de encerrar o processo até o final de agosto, a fim de evitar uma eventual liquidação das distribuidoras.

“A gente trabalha com alguns cenários assim, desesperadores. É claro que a gente tem que pensar, considerar, mas a gente está trabalhando com um cenário de pacificação, de resolver da melhor forma possível”, disse Felix. “A gente tem expectativa de que o Senado aprecie isto ao longo do mês de agosto para poder ter um leilão bem sucedido”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil