Para ajudar pessoas com deficiência visual, estudantes do SESC Centro Educacional Miranda Osório desenvolveram um Dispositivo de Acessibilidade Visual (DAV), que trata de um sensor de distância ultrassônico para evitar que pessoas cegas se choquem com qualquer algum obstáculo. É um instrumento acessório e importante. O projeto foi trabalhado pelos estudantes Andreza Santiago, Carlos Eduardo e Gabriel Porto. Todos tem 14 anos de idade.

O detector de obstáculos para deficientes visuais foi pensado, pelos estudantes do nono ano do Centro Educacional Miranda Osório, para dar uma resposta sonora, sendo muito útil para quem se utilize como para quem se aproxima. Ao se aproximar de qualquer obstáculo o mecanismo informa para que a pessoa pare através de um som.

Professor Pedro Alves e os estudantes Carlos Eduardo, Andreza Santiago e Gabriel Porto.

Segundo o professor de matemática, Pedro Alves, a proposta foi partilhada com a Prefeitura de Parnaíba, depois de acolhida com a gestão da escola, através da diretora Nathália Barbosa. Sugestões como esta, dão um tom de compromisso com o futuro cívico e moral que tem essa juventude para o país.