A Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública em torno da Segurança das Escolas na manhã desta quinta-feira (20/04) com a participação de diversos agentes ligados a forças de segurança, bem como envolvidos nesta realidade. A audiência foi uma provocação por unanimidade do próprio Legislativo Municipal. Segundo o presidente da Câmara Daniel Jackson, a motivação da audiência se destinou a apresentar as soluções já realizadas e o que há necessidade de resolver. Fizeram-se presentes, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, a Guarda Civil Municipal, a Guarda Patrimonial, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, poucos estudantes, e outros.

O Presidente da Câmara iniciou a audiência cobrando a presença de representantes da Secretaria de Educação de Parnaíba, como também da Secretaria de Educação do Estado. Contudo, a presença dos maiores interessados, que são os estudantes, foi extremamente tímida. Embora houvesse representante estudantil, como o Victor Gabriel, presidente do Movimento Popular da Juventude de Parnaíba.

As investigações e procedimentos legais estão sendo feitos pela polícia que tem acolhido e investigado as denúncias. Segundo o delegado regional, Willams Pinheiro, da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Parnaíba, há uma partilha de informações nas redes sociais que são falsas e casos que estão sendo processados.

Por conta das ameaças que pairam nos ambientes escolares, uma Ronda Escolar, foi intensificada nas instituições do município através da Ronda Patrimonial. Segundo Carlos Magno, coordenador da Ronda Patrimonial, a presença das equipes tem sido intensificada nas escolas do município.