ISTO OU AQUILO

 

Vitor de Athayde Couto

 

O ENIGMA E O MISTÉRIO

Enigma se resolve. Já o mistério, não. O mistério só se explica pelo amor. Não existe outra saída.

O MEDO E A DOR

O medo está para a religião assim como a dor está para a medicina. Um não existe sem o outro. Se não doer, pra que médico? Pra que remédio?

O SAPO SAPIENS E A COBRA

– Sabe o que o sapo disse pra cobra?

– Não, o que foi que ele disse?

– Primeiro, ele olhou a cobra bem nos olhos.

– E disse o quê?

– Ele disse… ele disse… Cróc!

O MENINO E O TREM

Feliz, feliz, sentia a brisa da pouca velocidade, enquanto ouvia os repetidos e deliciosos tatác-tatác! Ao seu lado, dois adultos, sendo um professor de Física e um político, discutiam formas de eliminar aquele barulho do trem. O menino, sempre atento, ouviu o professor dizer que o barulho é necessário por causa do calor. Mas o político insistia, dizendo que era preciso unir melhor os trilhos nas emendas, pois é nas emendas que as rodas batem e produzem aquele desagradável e repetitivo tatác-tatác! Quando o professor explicou que, se unissem os trilhos, a dilatação iria destruir a linha férrea, o menino respirou aliviado e continuou feliz, feliz e seguro de que os seus deliciosos tatác-tatác e a brisa continuariam a existir durante muito tempo. Enquanto isso o político desconstruía as contas que já vinha fazendo para saber quanto as empreiteiras iriam ganhar para unir os trilhos, e qual seria a sua comissão. Não sei por que, mas eu acho que político revela comportamento de quem não teve infância.

O RICO E O POBRE

– É muito difícil ver um jogador rico fazer gol de bicicleta. A estatística mostra que jogador pobre sempre faz.

– E jogador rico não faz gol?

– Faz, sim.

– Como?

– Não é de bicicleta, é de bike.

ISTO OU AQUILO

Toda vez que o prêmio da loteria fica acumulado, a mídia ociosa espalha no ar perguntas tão inúteis quanto idiotas. Por exemplo, quantos isto ou aquilo você compraria com o prêmio? Ganhou sozinho? Então, quantos aviões iguais ao do Neymar? Quantas casas iguais à da Bruna Marquezine? Quantos ternos verdes com gravatas amarelas iguais aos do véi da Havan? Quantas guitarras do John Lennon você arremataria no leilão da Harrod’s? Sinceramente, que diabo é que uma pessoa vai fazer com tanta tralha numa só vida?

_________________________________________________________________________________________________

Ouça o texto narrado pelo autor: