Imagem: Renato Carllos

Teve início no último dia 25 de março, uma inspeção para regularização dos medidores realizada pela empresa de abastecimento de energia, Eletrobras, em Parnaíba. Um dos motivos para a realização da inspeção, diz respeito à constatação de ligações de energia elétrica clandestinas, conhecida como “gato”.

De acordo com Evilásio Neves, técnico em eletrotécnica, e Rodrigo Moreira, eletricista, ambos da empresa terceirizada Laser, um dos bairros onde são encontrados o maior número de irregularidades, trata-se do Bairro Pindorama.

Para combater esta prática, devem ser colocadas em prática ações para redução das perdas como campanhas educativas e publicitárias, blindagem de medidores, regularização das ligações clandestinas e inspeção de unidades consumidoras. A prática é considerada um crime  previsto no artigo 155, parágrafo 3º, do Código Penal, que prevê pena de um a quatro anos de cadeia.

É importante ressaltar que o “gatos” causam danos para toda a sociedade. Muitos consumidores são prejudicados com a sobrecarga de energia e os fraudadores correm riscos de acidentes ao fazer as ligações clandestinas. Além disso, os comerciantes que fazem “gatos” competem de forma desleal com os empresários honestos, pois podem conceder um preço menor nos seus produtos.

Renato Carllos para o Proparnaiba.com