Em todo o Piauí, só nos primeiros 19 dias do ano de 2015 já foram notificados mais de 20 casos de dengue e com o início do período chuvoso, o surgimento de novos casos da doença tem preocupado a população e as autoridades públicas em saúde. São 28 casos suspeitos de dengue, sendo 13 em Teresina e nove do município de Picos, região a 303 km da capital. Em 2014, foram confirmados 7650 casos de dengue, o que corresponde a 53% a mais em relação a 2013. No ano passado, foram cinco mortes em decorrência da doença.

Quem teve que deixar o trabalho para cuidar da filha Marcela de apenas três anos de idade foi a dona de casa Mardina Ferreira, moradora do bairro Parque dos Sonhos, no bairro Angelim, Zona Sul de Teresina. A filha dela luta contra leucemia e Mardina diz que a criança não pode pegar dengue.

O medo de a filha adoecer, segundo Mardina, está nos problemas da região do bairro onde ela mora. A dona de casa e os vizinhos reclamam de buracos que empossam água em toda a rua e de terrenos baldios que cresce com o passar do tempo. “É porque está tendo muita larva do mosquito da dengue e muito mosquito. Minha filha não pode ser ficada pelo inseto. Então eu queria que viesse dar alguma resolução porque ninguém sabe o que faz”, disse a mãe.

O técnico da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) Francisco Moraes disse que todos os anos o Ministério da Saúde tem incentivado o programa de combate à dengue para apoiar os municípios em ações de controle e prevenção da doença. “Isso faz com que esse aporte financeiro para tentar melhorar as atividades e a Secretaria, como de costume, pediu que cada município elaborasse seu plano de contingência, até pela introdução da febre chycungunia, para terem um plano de como atuar”, contou.

Sobre a reivindicação dos problemas na região relatados pela comunidade, o gerente de serviços urbanos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul, Renato Lopes, informou que vai levar uma equipe para fazer a limpeza da rua.

A dengue
A dengue é uma doença infectocontagiosa transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, e os sintomas mais comuns, segundo o infectologista Carlos Gilvan Nunes, são dor de cabeça, febre, dor no corpo, dores musculares que costumam ser bastante intensas, dores nas articulações, vermelhidões, e, após o desaparecimento das febres, pode ter o risco de manifestações hemorrágicas. Um tipo mais novo de dengue que também é transmitida por uma espécie do mosquito Aedes aegypti e possui os sintomas semelhantes ao da dengue comum é a Febre Chikungunya.

Fonte: G1/PI