A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou, nesta quinta-feira (25), que em dois meses deste ano, janeiro e fevereiro, foram registrados 1.051 boletins de ocorrência de violência contra a mulher e três feminicídios no estado.

 

Segundo a SSP-PI, as ocorrências registradas neste período representam um aumento de 13,37% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram registradas 927 ocorrências.

 

Em janeiro de 2020 foram 422 boletins e em janeiro de 2021 foram 572 boletins. Comparando com fevereiro, o número reduziu 5,15%.

 

Em relação aos feminicídios, foi registrado em janeiro um caso e em fevereiro, dois casos. No ano de 2020, foram 27 casos de feminicídios em todo o Piauí.

 

Um dos casos de feminicídio registrado nesse período foi o de Alzinete de Carvalho Mendonça, de 32 anos, no dia 19 de fevereiro, em Uruçuí, Sul do estado. O crime chocou a população.

 

Segundo a polícia, Edgarden Erkine Pereira dos Santos, de 34 anos, esperou a ex-companheira por cerca de 40 minutos, antes de atacá-la, quando a vítima chegava ao trabalho.

 

Denúncias

 

O aplicativo Salve Maria recebeu nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 77 denúncias ou acionamentos no aplicativo Salve Maria.

 

A Secretaria de Segurança Pública informou que além do aplicativo Salve Maria, é possível fazer denúncias como o uso do 190, que é o telefone da Polícia Militar, ou então pelo site da Delegacia Eletrônica.

 

Dados

 

Esses dados divulgados foram elaborados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança, com base nos números de registros de boletins nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher no Piauí

 

O boletim é produzido a partir da quantidade de boletins registrados e não número de crimes. Tem como fontes o Sistema de Boletins de Ocorrência (SISBO) e o SINESP PPE, ambos da Polícia Civil do Piauí.

 

Fonte: G1/PI com edição do Portal Costa Norte