Apesar de Virgílio (Humberto Martins) se mostrar mais calmo que Helena (Julia Lemmertz) com a aproximação de Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes), ele está bem preocupado. Nos próximos capítulos de “Em família”, o escultor chama a filha para uma nova conversa. Eles vão a um restaurante chique e, depois de baterem papo, Luiza dispara: “Fala o que você quer falar, pai. Tem alguma coisa especial que você quer me falar. E eu já sei mais ou menos o que é. Você está vindo para acalmar a mamãe. É uma espécie de continuação do que falamos em casa, aquela noite”, diz a garota.

Virgílio confirma com o olhar. “Estamos preocupados, filha. Temos mil razões para temer um envolvimento seu com o Laerte. Sua mãe reage como mulher. Passionalmente. Quer brigar, quer arrebentar, mas depois o que faz mesmo é chorar. E eu sou mais tranqüilo… Dou sempre crédito às pessoas. Mas nem eu e nem ela queremos o Laerte perto de nós, da nossa família, da nossa casa. E perto principalmente, de você”, fala ele. Virgílio, então, diz que tem uma proposta para a filha. “Viaje. Vá fazer um curso, quem sabe mesmo para ter inspiração e resolver o que deseja fazer de verdade. E passeie bastante, se divirta, vá a museus, teatros… Estamos dispostos a fazer esse investimento. E mais: leve alguém com você. A Alice, por exemplo. O que é que você acha?”, pergunta.

Luiza faz silêncio. Ele aguarda um pouco ansioso. “Não quero fugir, pai”, diz Luiza. Virgílio pergunta se ela acha que isso é fugir e ela diz que não conhece outro nome. “Quero ficar aqui, perto do meu namorado e dos meus amigos. Tenho certeza que longe deles e da minha família, não vou aproveitar a viagem. Em Viena eu já senti isso e estava lá com namorado e amigos. Gosto de morar aqui. Quero viver a minha vida aqui”, fala ela. O escultor pede que ela se dê essa chance. “Fuja desse risco. Ele é um homem vivido, que já tem uma mulher, parceira dele na música. Ele já tem quem sonhe junto com ele os mesmos sonhos. Você é jovem, mal saiu da adolescência… Me ouve, filha. Ouve a mim e à sua mãe. Queremos você fora disso. Vivendo a sua vida, claro, mas uma vida nova, sem passado”.

Ela baixa a cabeça. “Não me diga mais nada agora. Pense. Pense e resolva dentro de você se quer ficar e correr o risco ou se quer viajar, se afastar e não correr risco nenhum”, diz Virgílio, que pede e nota. “Aceita a proposta? A proposta de pensar?”, pergunta ele. Luiza faz que sim, pega nas mãos do pai sobre a mesa e beija.

Fonte: Extra