Moradores do Bairro Tatus, do município de Ilha Grande, cidade localizada próximo à cidade de Parnaíba, interditaram na manhã desta sexta-feira por meio de uma manifestação pacífica, a estrada que liga o centro de Ilha Grande ao Porto dos Tatus, via de acesso para passeio ao Delta do Parnaíba, cartão postal do litoral piauiense.

Populares utilizaram “garranchos” de plantas para bloquear a estrada. Além deste meio, confeccionaram faixas com frases como, “Não é só a comunidade que será soterrada, o porto do Delta também!”, “A comunidade Tatus pede socorro!”. A reivindicação da comunidade diz respeito às obras de contenção de dunas na área, já que o governo destinou recursos para a contenção de dunas dos Tatus.

Ainda neste ano, o governo do estado do Piauí através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), deu início à um projeto de contenção das dunas, onde a área das dunas foi dividida em quatro partes, mas de acordo com os moradores o que foi prometido, não foi cumprido.

Segundo o presidente da Associação de Moradores dos Tatus, Carlos Barros, os populares não aguentam mais esperar pelas soluções do poder público. Ele disse que as pessoas tem que conviver com areia nos seus lares, sem poder fazer uma refeição decentemente.

A morada Cláudia Maria de Souza se mostrou bastante indignada e dizer que as crianças da área vivem com problemas respiratórios. Relatou ainda que não dá para viver na atual situação, onde os políticos prometem dar uma solução, o tempo passa e nada é resolvido.
Já uma das moradas mais antigas do Bairro Tatus, a idosa Raimunda Araújo, conhecida como “Mundica”, declarou que ninguém olha para a situação da população que dia e noite sofre pelos transtornos do avanço das dunas.

Por conta da manifestação, vários transportes, entre eles, ônibus e vans que faziam o deslocamento de turistas para o Porto dos Tatus foram impedidos de chegar ao local enquanto os populares bloqueavam a estrada.

Um grupo de amigos que estão em viajem pelo litoral foram um dos que se depararam com a situação. Segundo a turista, Maurenira Ramos, natural de Recife, o sentimento é de tristeza ao chegar no local e não poder seguir passeio por conta da situação dos manifestantes. Ela disse que a reivindicação dos populares é legítima e pediu que as autoridades ajudem os moradores.
O coronel da Polícia Militar do Piauí, Silva Ramos que fazia passeio junto à um grupo de amigos, disse que o sentimento de todos os turistas é de frustração, já que percorrem tantos quilômetros para conhecer um local como o Delta e são impossibilitados por falta de entendimento.

O motorista José Xavier disse estar envergonhado com diante da situação, pois o bloqueio da estrada prejudica e muito o turismo do litoral piauiense. Segundo ele, os populares não são culpados, mas pessoas como ele precisam trabalhar. E diante do ocorrido, fica sem saber o que fazer com os turistas que contrataram o serviço da empresa da qual trabalha.

Entre os manifestantes, o prefeito de Ilha Grande, Herbert Silva esteve no local e abriu um canal de negociações com os populares. Conforme o gestor do município, a população tem toda a razão em tomar certas atitudes, já que a situação ultrapassou os limites. Herbert Silva conversou com líderes da comunidade entrou em negociação, para que ainda nesta semana, sejam providenciadas soluções para o problema do avanço das dunas, que segundo ele, exige medidas permanentes e não paliativas.

Além da negociação com o prefeito de Ilha Grande, para que esse posso buscar junto ao governo estadual e federal resolução do problema, moradores exigiram a presença de meios de comunicação para que fossem expostas as dificuldades da comunidade dos Tatus. Após diálogo, manifestantes desobstruíram a estrada o que possibilitou que turistas seguissem para seu destino rumo ao Delta do Parnaíba.