Foto: Divulgação

A primeira fase do Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi realizada em todo o Brasil neste domingo (28). No Piauí, dos 2.383 inscritos, apenas 85 candidatos não compareceram aos locais de prova, registrando um percentual de abstenção de pouco mais de 4%. Em Parnaíba, as provas foram aplicadas na Universidade Federal do Piauí – UFPI e 7 inscritos não compareceram para prestar o exame.

Outras três cidades piauienses tiveram pontos de aplicação das provas. Teresina foi a cidade que registrou o maior número de ausências, com 67; seguida por Parnaíba com 7; Floriano com 6 e Picos com 5.

O presidente da Comissão do Exame de Ordem, José Wilson Ferreira, explica que a mudança no horário da prova pode ter contribuído para um leve aumento de abstenções em relação aos anos anteriores.

“Alguns candidatos não atentaram para a mudança no horário da prova. Os exames passados eram realizados às 14 horas, mas nesta edição o horário da prova foi marcado para as 13 horas, o que contribuiu para um leve aumento no índice de abstenção em relação aos exames anteriores”, afirma José Wilson.

Em todo o Brasil, 124.887 candidatos se inscreveram para esta edição do exame. No Piauí, participaram 2.383 candidatos, distribuídos nas cidades de Teresina, com 1987; Picos, com 126; Floriano, 103 e Parnaíba, com 177. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Fonte: G1/PI