O senador Elmano Férrer (PTB-PI) fez ontem seu primeiro discurso na tribuna do Senado Federal. Elmano defendeu que o Congresso agilize a reforma política no país para que as novas regras passem a valer a partir das eleições do ano que vem. Além disso, o senador piauiense defendeu mudanças nas regras de divisão dos recursos arrecadados pela União.
O senador levantou ainda alguns pontos que considera essencial nesse debate, como a necessidade de se ter mandatos com duração de cinco anos, sem reeleição para os cargos majoritários, e coincidência da eleição para todos os cargos, de presidente da República a vereador.
“Temas como o financiamento público de campanhas; o fim do voto obrigatório; duração e coincidência de mandatos; reeleição; coligações proporcionais; dentre outros, voltam à pauta do Senado. Temos agora um calendário especial de trabalho com o objetivo de apreciar essas matérias. Nesse processo de discussão sobre a reforma política, precisamos ouvir a sociedade, em seus diversos segmentos e entidades”, lembrou.
O senador ressaltou que o Congresso deve se antecipar aos anseios da sociedade, para que não haja só após as insatisfações. Elmano afirmou que vai lutar para garantir melhor qualidade de vida nas cidades, sem descuidar do desenvolvimento das zonas rurais, que são importantes fontes de geração de riqueza, emprego e renda. Segundo o senador, é essencial uma melhor distribuição dos impostos, o que pode ser feito por meio de uma revisão do pacto federativo, que garanta a estados e municípios, principalmente, mais recursos para atender as demandas da população.
Fonte: Jornal O Dia