O empresário italiano Giulio Michielon formalizou, nesta quarta-feira (6), a entrada de sua empresa – Curtume Itália – na Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba. Giulio Michielon reuniu-se com o presidente da Companhia Administradora da ZPE, Mirocles Veras, e garantiu a participação no empreendimento.
O projeto do Curtume Itália prevê a aquisição de peles e couros para beneficiá-los na ZPE, e exportar 100% do que for produzido. Seus mercados principais seriam a Itália e a China. “Esse é o início de uma parceria. Eu fui a Parnaíba, visitei o canteiro de obras e estou disposto a investir no local, pois vejo potencial de crescimento. Serão investidos 20 milhões de euros”, destacou o italiano.
Durante o encontro, o presidente Mirocles Veras explicou ao empresário sobre o andamento da implantação da ZPE Parnaíba. Mirocles contou sobre a autorização do governador Wilson Martins para uma operação de crédito orçada em R$ 12 milhões, provenientes do BNDES, que asseguram a implantação da ZPE Parnaíba até 2013. Em julho, será lançado o edital de licitação que contempla a segunda etapa da obra.
“O Governo está empenhado em implantar a ZPE o mais breve possível, pois acredita que o empreendimento será um indutor do desenvolvimento do Piauí, gerando emprego e renda. O Curtume Itália é mais uma empresa que acredita no potencial da ZPE Parnaíba”, frisou Mirocles Veras.
O próximo passo é a elaboração do Projeto de Instalação Industrial que deverá ser analisado pelo Conselho Nacional de ZPEs. A diretoria da Companhia Administradora se ofereceu para auxiliar na elaboração do projeto.