Empresas do Simples Nacional podem ganhar dois meses para regularizarem débitos
O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas. O seu objetivo é o de reduzir a burocracia e os custos dos pequenos empresários. Estar em dia com os débitos é importante para assegurar os benefícios oferecidos pela Receita Federal através do programa. O comitê gestor do Simples Nacional irá decidir nesta sexta-feira (21), sobre o adiamento do prazo de pagamento dos tributos que deve ser efetuado pelos pequenos empresários. Caso a ideia seja acatada pela maioria dos integrantes, a data limite para colocar os débitos em dia mudará de 31 de janeiro, para 31 de março.
“Durante a pandemia muitas pequenas empresas não conseguiram cumprir com suas obrigações principais, que é o pagamento do tributo. Então, neste ano de 2022 – diferente dos anos anteriores, as empresas poderão ter até essa data, 31 de março, para regularizar todos os seus débitos e, consequentemente, voltar a usufruir desses benefícios que é uma carga tributária menor, redução de encargos sociais sobre a folha de pagamento”, explicou o contador Leandro Fortes.
O prazo de adesão ao Simples Nacional permanece até o último dia útil de janeiro de 2022 e não será prorrogado. O procedimento pode ser feito por meio do Portal do Simples Nacional. (clique aqui)