O número de empréstimos consignados cresceu consideravelmente nos últimos anos, em todo o Piauí. Nos últimos nove anos a quantidade de pessoas buscando esse tipo de crédito mais que triplicou no Estado.
Só em 2013 foram 207.484 pessoas, que contrataram uma quantia de R$ 528,932 milhões em crédito. Nos últimos nove anos, houve um crescimento de 2.837%.
Essa é uma das linhas de crédito mais baratas do país. Como o desconto da dívida é feito diretamente na folha de pagamento do devedor, o banco tem a garantia de que receberá sua parte tão logo o dinheiro caia na conta de quem contratou o crédito.
O gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí, Carlos Augusto Viana, explica que esse salto aconteceu devido às facilidades que os aposentados e pensionistas têm ao contratar esse tipo de crédito.
“Os juros do empréstimo consignado ficam bem abaixo dos juros do mercado e isso atrai as pessoas. Elas costumam solicitar esse tipo de crédito para uma infinidade de coisas, que vai desde a compra de algum produto, até para reforma de casa”, afirmou.
A procura pelo crédito com desconto no salário é crescente em todas as categorias de trabalhadores, apesar de a procura maior, até agora, ter sido por servidores públicos federais, estaduais e municipais.
Apesar do relativo fácil acesso e da linha de crédito barata, há algumas restrições para que se faça esse tipo de empréstimo, com o objetivo de evitar o endividamento excessivo do trabalhador.
Outro cuidado que se deve ter é com as fraudes, que acontecem principalmente quando o aposentado ou pensionista, em vez de fazer seu empréstimo junto ao banco, faz através de empresas, que dizem ofertar o crédito.
“Nós temos muitas empresas que dizem fazer isso, mas sabemos que a maioria não é séria. Por isso, se tem alguém interessado em fazer empréstimo consignado, nosso conselho é que procure um banco. Lá não tem como ter fraude”, disse Carlos Augusto.
Fonte: Meio Norte