Nos dias 27 e 28 de setembro de 2014 foi realizado o INDABA Regional 2014 na cidade de Parnaíba, evento que reuniu chefes escoteiros de todo o Estado do Piauí. Durante os dias de atividades, os Escotistas e Dirigentes de diversos grupos tiveram a oportunidade de participarem de oficinas e palestras sobre assuntos de interesse do Movimento Escoteiro, o que contribuirá para aprimorar a aplicação do escotismo nas Unidades Escoteiras Locais.
O INDABA Regional do Piauí foi realizado em 2014 pela primeira vez na história em uma cidade fora de Teresina. Neste ano, o evento aconteceu no Colégio Estadual Lima Rebelo – CEMTI Polivalente, localizado na Avenida São Sebastião no Bairro Pindorama, em Parnaíba, litoral do Estado.
Na atual edição, o INDABA contou com os seguintes temas: parcerias do Movimento Escoteiro com Entidades Públicas e/ou privadas; reunião do 1º Grupo de Giwell e Equipe Regional de Formação; a importância e suas implicações do Registro Institucional; plano de crescimento e expansão UEB; atividades regionais por Ramo; e SIGUE.
Tendo como objetivo a confraternização, a renovação e fortalecimento as antigas amizades, a troca de ideias e experiência, a discussão de problemas comuns, o adestramento informal, dentre outros, o evento, propicia ainda uma das poucas oportunidades para os escotistas de seções vivenciarem o movimento em nível adulto produzindo maior integração, motivação e fé no movimento através do convívio.
Ao final do INDABA 2014, a Região Escoteira do Piauí divulgou o calendário Regional 2015. Além disso, chefes do 18º PI / Grupo de Escoteiros Aldrin Barbosa aproveitaram a oportunidade para apresentarem para os escotistas do Estado, o ELO 2015 que será realizado em Altos. Os chefes do 08º PI / Grupo de Escoteiros Ventos do Norte (GEVENN) também realizaram uma apresentação do I Congresso Regional, que irá acontecer em 2015 na cidade de Parnaíba.
O que é INDABA?
O termo “INDABA”, na língua Zulu, significa “Conferência Tribal”. É uma reunião de um pequeno grupo que tomará decisões maiores, com resoluções formais que afetarão o restante de um grupo maior. Os guerreiros Zulus da África, mencionados por B-P em seus escritos chamavam a Reunião de seus chefes de INDABA. O nome foi adotado pelo movimento escoteiro, para designar seus encontros de escotistas. Participam dos INDABAS os escotistas em geral e pioneiros, podendo ser também convidados dirigentes e alguns pais mais atuantes e interessados na proporção máxima de 1/3 do efetivo.
Por Kairo Amaral