No Piauí, 82,8% dos alunos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 acessaram o cartão de confirmação na Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Restam então 17,2% dos inscritos no exame que ainda não realizaram o procedimento, segundo o Inep. Em todo país, mais de 1,3 milhão de participantes ainda não sabem o local de provas do Enem. Este ano, mais de 7,7 milhões de pessoas estão inscritas para o exame em todo País.
O presidente do Inep, Chico Soares, reafirmou a necessidade dos participantes acessarem o cartão de confirmação o quanto antes. “Orientamos que os participantes do Enem não deixem para verificar o local de provas na última hora, especialmente na região Norte e na região Centro-Oeste, localidades em que os índices de verificação do cartão de confirmação ainda estão abaixo da média nacional”, afirma Soares.
Os estados de Roraima, Amapá e Amazonas são os que apresentam os índices mais baixos de acesso ao cartão de confirmação proporcionalmente ao número de inscritos, respectivamente: 75,6%, 78% e 78,1%.
Já os estados com os maiores índices de verificação do cartão de confirmação são o Ceará, a Paraíba e o Rio de Janeiro. No Ceará, mais de 87% dos participantes já sabem onde irão realizar as provas do Enem.
Nesta edição, os cartões estão disponibilizados exclusivamente pela internet. A medida permitiu economia de R$ 16,5 milhões para os cofres públicos.
Como Acessar
Para acessar o cartão de confirmação, o participante deve informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento. Quem esqueceu a senha, deve entrar na Página do Participante para recuperá-la. Para isso, basta informar o CPF e a data de nascimento. Realizada a solicitação de senha, é necessário aguardar o encaminhamento por e-mail ou mensagem no celular (SMS) para realizar o novo acesso.
O cartão apresenta os dados do participante – data, hora e local de realização das provas; nome; CPF; número de inscrição no Enem; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além de indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).
Fonte: Meio Norte