Começou nesta segunda-feira (17) o prazo para que participantes do Enem 2025 solicitem a reaplicação das provas. Podem pedir nova data aqueles que perderam um ou dois dias do exame por situações de logística, desastres naturais ou doenças infecciosas. O pedido segue aberto até meio-dia da próxima sexta e deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, com login Gov.br.

Para análise, é preciso anexar um documento legível que comprove o motivo da ausência, datado exatamente no dia em que a prova foi perdida. O Inep alerta que haverá apenas uma reaplicação do Enem neste ano.

Entre as situações aceitas estão desastres naturais que afetem a infraestrutura, falta de energia que impeça a realização da prova e outros erros de execução. Também têm direito os participantes diagnosticados com doenças de transmissão direta como tuberculose, coqueluche, meningites, varíola, varíola dos macacos, influenza A ou B, poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, catapora ou covid-19.

Os pedidos serão avaliados individualmente e só quem tiver a solicitação aprovada poderá refazer a prova. A reaplicação está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro e o participante fará apenas o dia perdido.