O Senatepi – Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí em assembleia realizada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, em Parnaíba, na noite de 12 de dezembro decidiram pela greve geral a ser iniciada dia 24 a 31 de dezembro.
O presidente do SENATEPI, João Sérgio de Sousa Moura, informou que também estão sendo realizadas assembleias nas cidades de Picos, Floriano, Bom Jesus, Teresina e Campo Maior.
A classe decidiu pela paralisação em busca de melhores condições de trabalho, conquistas perdidas ao longo dos anos, o diretor do HEDA cortou o valor da complementação do plantão extra, o não recebimento da gratificação GIMAS.
Além disso, os profissionais reclamam que o dinheiro que seria para pagar os benéficos está sendo repassados para folha alarmante de contratados que chaga a ultrapassar em grande número os efetivos.
“Além de cortarem o plantão dos profissionais eles não querem pagar a GIMAS (Gratificação de incentivo a melhoria da assistência à saúde), não irá autorizar plantão extra, profissionais em férias foram chamados imediatamente para o trabalho, os serviços prestados não tem contratos e tem uma decisão do Tribunal de Contas para pagarem o GIMAS, mas o governo Wellington Dias se recusa a pagar e venceu a data final do acordo que era 11 de outubro de 2015.” disse o presidente de SENATEPI.
Vanessa Brito, do sindicato dos fisioterapeutas também estava presente prestando sua solidariedade aos enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Fonte: Jornal da Parnaíba