Aula na rede pública de ensino(Foto:Divulgação/ Seduc)
Aula na rede pública de ensino (Foto:Divulgação/ Seduc)

A oferta de qualificação através de cursos profissionalizantes vem oportunizando a melhoria de vida para milhares de piauienses. Atualmente, mais de 21 mil pessoas são beneficiadas através de cursos distribuídos em 71 unidades de educação profissional, em 44 municípios de Norte a Sul do Estado.

Os cursos são ofertados através dos programas Ensino Médio Integrado, Ensino Médio Subsequente, Ensino Técnico a Distância, Pronatec, ProJovem Urbano e o Rural. A escolha das capacitações podem envolver diversos eixos tecnológicos, com cursos nas áreas de gestão, saúde, agropecuária e informática.

“Os cursos têm duração média de três anos e podem ser realizados em diversas modalidades. Em alguns, o aluno faz o curso em concomitância com o ensino médio. Existe ainda o tempo integral e também a alternância quando o aluno passa 15 dias na escola e outros 15 aplicando o que aprendeu no campo. Agora estamos realizando o levantamento junto às escolas para averiguar as condições de oferta dos cursos para lançar um novo edital até dezembro”, explica a gerente de Educação Profissional da Seduc, Maria Auxiliadora.

Os alunos podem escolher entre 39 cursos ofertados presencialmente e a distância, que são divididos através dos eixos de Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócio; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Recursos Naturais; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Segundo informações do Educacenso, cerca de 90 mil piauienses já foram beneficiados com a oferta de cursos profissionalizantes nos últimos quatro anos.

Fonte: CCom