O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou na tarde desta sexta-feira (05) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2013. O Ideb mede a qualidade do ensino nos ciclos fundamental (1º a 9º ano) e médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Parnaíba cresceu nas duas avaliações (anos iniciais e finais do ensino fundamental) quando se refere ao ensino público municipal.
Nos anos iniciais (4ªsérie), Parnaíba alcançou sua meta e pulou de 3.8 em 2011 para 4.0 em 2013. Nos anos finais (8ª série) do ensino fundamental, o Ideb da rede pública municipal de Parnaíba também apresentou crescimento pulando de 3.2 para 3.5.
Diante dos números apresentados em outros municípios em pleno desenvolvimento do estado, Parnaíba superou cidades como Teresina e Floriano. Em ambas houve queda de pontuação aos anos iniciais e finais do ensino fundamental, que compete à rede pública municipal. No entanto a média do Piauí foi positiva, alcançando todas as metas projetadas.
Para o prefeito Florentino Neto o dever de casa foi cumprido, mas o objetivo é ir além das metas estabelecidas. “Acredito que os investimentos que estão sendo realizados na infraestrutura de escolas proporcionarão um ambiente mais propício ao estudo e conhecimento, além de incentivo a alunos e professores. O resultado poderá se refletir nas próximas avaliações”, concluiu o prefeito se referindo às reformas e instalações de ar condicionado nas unidades de ensino.
A meta da Prefeitura de Parnaíba é adequar e climatizar cerca de 500 salas de aula até 2016. Quatro escolas já receberam os aparelhos e outras estão adequando o espaço físico e rede elétrica para a instalação.
Fonte: Ascom