foto_3336_85415.jpg.360x243_q85
O evento tem o apoio da Cendrogas e do Conselho Estadual de Política Sobre Drogas

O I Seminário Internacional Sobre Drogas no Piauí (SisDPI) será realizado como tema “Drogas: Recuperação, Descriminalização, Educação, Direitos Humanos e Políticas Públicas”. O evento tem o apoio da Coordenadoria de Enfretamento às Drogas (Cendrogas) e do Conselho Estadual de Política Sobre Drogas (CEPD/PI).

O SisDPI tem também apoio de outros órgãos do Governo do Piauí, entre os quais estão a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação Antonino Freire.

O evento é uma ação que reúne esforços coletivos de diferentes instituições e atores sociais que lutam pela superação das drogas nos diferentes contextos, possibilitando, dessa forma, um debate aberto com especialistas, pesquisadores da área, com uma programação, que permitirá uma visão ampla das pesquisas empreendidas para uma compreensão mais aprofundada sobre a temática.

O tema central será explorado e aprofundado por grupos de discussão (GDs), palestras e mesas-redondas. Além dessas modalidades de exposição do tema, haverá diferentes oficinas, workshops e apresentações de trabalhos na modalidade de comunicação oral.

“A coordenadoria é parceira do evento e vai participar de uma mesa-redonda com o tema ‘Políticas sobre Drogas, Encarceramento, Tortura e Direitos Humanos’, com a colaboração de Luiz Moura Correia e do coronel Carlos Augusto. Esperamos abrir uma ampla discussão sobre o assunto, estudar estratégias e desafios na construção de programas mais eficazes de prevenção e tratamento”, afirmou o coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas no Piauí, Sâmio Falcão.

Como principais promotores estão a Comunidade Terapêutica Casa do Oleiro, filiada à Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas (Confenact), que vêm desenvolvendo programas de tratamento e acompanhamento aos usuários de substâncias psicoativas e com dificuldades de relacionamento com a família e a sociedade.

O seminário também recebe apoio de instituições que tratam e discutem os temas elegidos, como a Foundation for A Drug Free World, instituição com anos de experiência e ações educativas sobre prevenção ao uso de drogas.

O evento contará com uma vasta programação. As inscrições custam R$ 20 + 1kg alimento e podem ser feitas no site https://assebepi.wixsite.com/sisdpi.

Fonte: CCom