Clube levará Codó, Bruno Lins e Rodrigo Nascimento para competição no dia 30 de junho, em São Paulo. Atletas disputaram as Olimpíadas de Londres e Pequim
O Troféu Brasil acontecerá no dia 30 de junho, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e o Piauí como tem despontado na modalidade se prepara para o último desafio que pode dar aos atletas o tão sonhado índice olímpico aos Jogos do Rio. Para isso, foi criado em 2015 uma equipe piauiense com atletas de outros estados que visam promover o esporte na base e no profissional com alto rendimento. Dessa vez, a equipe coordenada por Fernando Donatan levará para a competição atletas renomados como José Carlos (Codó) e Bruno Lins, ambos com experiência nos jogos de Londres 2012 e Pequim 2008.
Dos cinco atletas que irão para o Troféu Brasil, três têm experiência vasta em competições de nível internacional: Codó, Bruno Lins e Rodrigo Nascimento, todos com bagagem olímpica. Uma equipe forte, que tem buscado se firmar no cenário nacional como uma das maiores do atletismo no Brasil, buscará medalhas e o índice para as Olimpíadas do Rio.
– Esperamos trazer reconhecimento ao atletismo do estado. Hoje temos três atletas que tem experiência em disputas nacionais e internacionais, como o Codó, o Bruno Lins e o Rodrigo. Pretendemos aliar experiência e juventude em busca de resultados. Os dois valores devem andar de mãos dadas – analisou Fernando Donatan.
No Troféu Brasil, os cinco atletas buscarão os índices para as Olimpíadas. E segundo Donatan, os atletas têm chances de conseguir. Na equipe piauiense que estará presente nas disputas do Troféu Brasil, Bruno Lins já tem índice para as Olimpíadas do Rio nos 200m, com um tempo 20s50. O atleta ainda busca marca nos 100m. Basta salientar que o atleta com essa marca nos 200m é atualmente o mais veloz do Brasil.
– Ano passado fui convidado pela Fundespi para apresentar um projeto de fomento ao atletismo. Fundamos o CT/Piauí com Fundespi, Caixa, Profitacademia e UFPI que tem sido de suma importância para nossos atletas do alto rendimento treinarem numa pista igual a da que competem – analisou Fernando Donatan.
As categorias de base do projeto são treinadas por Alberto Sobrinho e atualmente o clube tem entre profissional e base 50 atletas, acompanhados por fisioterapeutas, preparadores físicos e a pista da UFPI que tem ajudado na busca pelas marcas exigidas para os Jogos do Rio.
– Pretendemos colocar o CT/Piauí no cenário nacional como um dos maiores clubes de atletismo do país. Temos trabalhado a base. E acreditamos que possamos colocar o estado no topo do esporte. E que possamos ir bem no Troféu Brasil de Atletismo. Agradecemos ao povo que nos recebeu e acolheu bem dentro do estado. Por isso tivemos excelentes resultados. E que no amanhã o Piauí possa despontar no cenário nacional – finalizou o presidente do CT/Piauí.
Atletas da equipe CT/Piauí:
– José Carlos (Codó), 32 anos, disputará os 100m rasos e o revezamento 4×100.
– Bruno Lins, 28 anos, disputará os 100m, 200m e o revezamento 4×100.
– Rodrigo Nascimento, 25 anos, disputará os 100m e 200m.
– José Acácio Oliveira, 21 anos, (atleta é do Sub-23, mas competirá na categoria adulto) nos 100m e 4×100.
– Luís Gabriel, 24 anos, competirá nos 100m e 4×100.
Fonte: Globo Esporte/Piauí