A Prova Brasil começou a ser aplicada em todas as escolas da rede estadual, pública e particular dos municípios de Cocal, Luís Correia e Parnaíba. De acordo com o Inep cerca de 6,2 milhões de estudantes irão fazer a prova.
Somente os estudantes das séries finais irão fazer a Prova Brasil, do quinto ano, nono ano e terceiro ano do ensino médio. As avaliações nestas séries querem diagnosticar como os alunos estão saindo de cada nível de ensino. O diagnóstico é feito através das questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas e ainda, um questionário socioeconômico.
A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
A edição especial contemplará cerca de 230 pequenos municípios que possuem reduzida população escolar e que ainda não possuem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. O período de aplicação das provas é de 7 a 11 de novembro.