03

Pelo menos quatro estudantes das escolas públicas estaduais do Piauí foram aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2015 para os cursos de Medicina na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A estudante Gabriela Milanez, da Escola de Ensino Integral de Castelo do Piauí e Sérgio dos Santos Santana, de São Lourenço do Piauí, foram aprovados para o curso de Medicina da Ufpi. Dois estudantes de escolas públicas de Teresina foram aprovados para o curso de Medicina da Uespi.

Com as primeiras manifestações dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU), as escolas estaduais do Piauí começam a divulgar as conquistas obtidas por seus alunos ao ingressarem em universidades de todo o país. Muitas escolas conquistaram ótimos resultados, como a Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, que aprovou 75% de seus alunos. Outros bons resultados de alunos de escolas públicas foram conseguidos individualmente.

“Conseguimos aprovar 11 dos 16 alunos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mantendo assim nosso desempenho”, relata a diretora da Escola Augustinho Brandão, Aurilene Vieira. “Os alunos conseguiram aprovação para diversos cursos, como direito, engenharia, agronomia, matemática, química, educação física, ciências contábeis, entre outros cursos”, acrescenta.

Já o primeiro lugar do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi de uma aluna que estudou desde o jardim de infância no Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior. A escola comemora até agora a aprovação de 10 alunos através do SISU e mais 50 em faculdades particulares. A coordenadora pedagógica, Divina Maria, revela que o resultado é fruto de muito trabalho e compromisso.

“Temos o privilégio de acompanhar a maioria dos alunos desde os primeiros anos de vida escolar. Dos nossos 90 alunos do ensino médio, a grande maioria já conseguiu uma aprovação e a chance de darem prosseguimento a seus estudos”, destaca a coordenadora Divina de Teresina.

O Centro de Ensino Médio em Tempo Integral João Henrique, de Teresina, é outra escola da rede pública estadual com expressivos resultados. Segundo a diretora Djanira Alencar, 22 alunos já entraram em contato com a escola relatando suas aprovações. “Tivemos aprovados para direito, arquitetura, engenharia mecânica e de produção, nas universidades federal, estadual e no IFPI. Isso nos deixa muito felizes, pois a vitória é dos alunos e também nossa”, completa.

Aluno do interior do Estado se destaca

O jovem Sérgio Santana, 18 anos, recebeu a notícia de que foi aprovado no curso de Medicina, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), assim que o MEC (Ministério da Educação) divulgou as notas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), nas primeiras horas desta segunda-feira (18). O estudante mora em São Lourenço, município de 4 mil habitantes, a 539 km de Teresina.

O futuro médico sempre estudou em escolas públicas e concluiu o ensino médio na Unidade Escolar Malaquias Damasceno, em 2014. Ele conseguiu ser aprovado com a nota de corte 793,22, na sua terceira tentativa de entrar para o ensino superior em uma universidade pública.

“Estamos em festa comemorando a minha aprovação, foi a primeira vez que tentei para Medicina e pretendo me dedicar durante o curso, mas ainda não decidi qual área vou querer atuar, vou esperar para conhecer mais sobre cada especialidade”, afirma.

Nos anos anteriores, o jovem chegou a ser aprovado para Matemática, no Instituto Federal do Piauí (IFPI) e para Direito, em uma faculdade particular de Teresina, através do Fies ( Fundo de Financiamento Estudantil), mas conta que no final do ensino médio começou a pesquisar pelo curso e se interessou e decidiu que queria cursar Medicina.

“Eu estou muito alegre, meu pai está soltando foguetes desde cedo. Minha irmã, que mora em outra cidade, fica me ligando várias vezes ao dia para me parabenizar e minha mãe ainda está toda trêmula desde que o resultado saiu”, contou o filho do pedreiro Hamilton Santana e da empregada doméstica Marizete Santana.

O jovem fez a prova do Enem no município de São Raimundo Nonato e ficou em primeiro lugar entre os cotistas dentro do resultado da área em que vai atuar.

Fonte: Meio Norte