Construída e inaugurada durante a administração do prefeito Paulo Eudes Carneiro, por volta de 2002, a Praça dos Poetas na região do centro histórico de Parnaíba está descaracterizada de sua finalidade, suja e seus equipamentos de decoração danificados.

 

No seu redor foi tomada por uma quantidade de barracas onde se vende de tudo. Relógios, roupas, frutas e verduras, CDs e DVDs piratas, ferramentas, bijuterias e tantas outras mercadorias. A parte central, o maciço, ficou sem qualquer finalidade até hoje.

 

Nessa semana um grupo de artistas, escritores e de outras categorias ligadas à cultura iniciou um movimento nas redes sociais e deve dentro de mais alguns dias entregar ao secretário de Cultura, Arlindo Leão, um pedido para que aquele espaço no centro da praça original tenha uma melhor utilidade.

 

 

O grupo vai pedir que a atual praça dos Poetas seja transformada num espaço cultural multiuso, onde os artesãos, possa uma vez na semana, às sextas-feiras durante toda a manhã expor e vender seus produtos, os escritores possam lançar  e vender seus livros e os proprietários de sebos tenham uma maior visibilidade de estudantes, pesquisadores,  professores e turistas.

 

Sem prejudicar os atuais vendedores ali instalados, se conseguido, o espaço vai se destinar para quem deseje vender coleções, quadros, objetos de arte e decoração, plantas ornamentais de pequeno porte, estatuetas, enfim, tudo que caracterize mercado de arte.

 

 

Fonte: APM Notícias. Fotos: APM Notícias. Edição: APM Notícias.