Empresários espanhóis estão interessados no Piauí para investimentir na produção de energias renováveis. O interesse dos ibéricos ficou explícito em dois encontros do governador Wilson Martins, em Madrid, com investidores dos setores de energia eólica e energia solar. “A Europa tem os horizontes estreitados pela crise e busca novos destinos para seus investimentos. O Brasil é um caminho importante e, dentro do Brasil, o Piauí se mostra com um potencial especialmente destacado”, disse Wilson.
Nos dois campos, a Espanha tem destaque mundial. Na geração de energia eólica, os espanhóis são o 3º principal produtor do mundo, enquanto na área solar ocupam a quarta posição. Essas energias renováveis são fundamentais para o desenvolvimento do país, já que recursos como a energia hidroelétrica são limitados.
O governador se encontrou com empresários na sede da embaixada brasileira, com o apoio do embaixador Paulo Campos, e o suporte de Igor Sobral, diplomata piauiense há três anos na representação diplomática em Madrid. No encontro mais movimentado, Wilson esteve com integrantes da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, incluindo o presidente da entidade, José Gasset Loring.
Os empresários ressaltaram a experiência da Espanha na área de geração de energia, nos dois casos se situando entre os cinco países líderes. Para Gasset, a Espanha, que já tem investimentos neste setor no Brasil, pode contribuir muito com as intenções de Wilson Martins. O governador lembrou que o Brasil abre novas perspectivas para as novas matrizes energéticas e que o Piauí apresenta grande potencial tanto para a produção de energia eólica ou solar. “Queremos parceiros que possam promover o potencial que nosso Estado tem, bem como atrair investidores que produzam os equipamentos necessários para desenvolvimento desse tipo de energia”, frisou.
“Há uma experiência fabulosa que podemos nos valer dela, seja na produção de energia, seja ainda na instalação de empresas que vão produzir equipamentos para o setor”, disse o governador Wilson Martins.
Na exposição que fez para os dois grupos de empresários, Wilson ressaltou o potencial do Piauí nos dois setores, além de enfatizar a importância do investimento em energia renováveis. “O melhor desses dois encontros é que tivemos uma excelente receptividade. Há interesse dos espanhóis em investir em países como o Brasil, e no Brasil o Piauí se mostra como uma das alternativas mais promissoras”, ressaltou.