Uma discussão a respeito dos efeitos da internet no meio familiar foi o tema central da entrevista na edição desta quarta-feira (20) do Jornal da Costa Norte. O consultor e proprietário da empresa Codiworks, George Max, falou sobre as últimas polêmicas que surgiram na internet, a começar pelo caso da boneca Momo, que estaria aparecendo em vídeos infantis para expor um conteúdo inapropriado. O caso gerou repercussão e deixou muitos pais assustados.

“Os pais precisam entender que assim como na vida, a internet é um mundo aberto. Então se é dada liberdade para o filho ficar na internet sem supervisão é como deixá-lo só em um parque, ou seja, pode aparecer um estranho e o colocar pra fazer algo que ele não queira. O primeiro passo é o entendimento que o pai tem que supervisionar e não deixar o acesso liberado, colocar um filtro que venha a bloquear o conteúdo impróprio”, disse George Max.

As chamadas fake news também foram assunto da entrevista. Notícias falsas que muitas vezes são compartilhadas sem que haja um critério de analisar a procedência. “A principal dica é quando você receber a notícia procurar investigar a fonte. Desconfiar quando quando houver um título muito alarmante, procurando no Google se portais de grande impacto falam sobre o mesmo assunto. Caso sim, a notícia é realmente verdadeira”, completa.

George Max abordou os perigos da “deep web” e de golpes que são aplicados através da rede mundial de computadores. Por fim, deixou ficas para os internautas ao se deparar com certos tipos de conteúdo que podem causar dúvidas: 1 – confira o site/portal de notícia; 2 – leia o artigo inteiro; 3 – pesquise a notícia na internet antes de compartilhar; 4 – confira a fonte; 5 – não espalhe qualquer coisa só porque foi enviado por amigos e familiares.